Educação
Capes faz 60 anos e lança desafio de estender conquistas para a educação básica
As comemorações do aniversário de 60 anos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) começaram nesta segunda-feira (11), com a entrega do Prêmio Anísio Teixeira a professores e pesquisadores que contribuíram para o crescimento da educação e da ciência no Brasil, feita pela presidenta Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio do Planalto.
Dilma e o ministro da Educação, Fernando Haddad, que conduziram a solenidade, destacaram a contribuição da Capes para a formação de profissionais altamente qualificados. Haddad, enfatizou que a ampliação do número pós-graduados no País é prioridade da política nacional de educação do governo federal. Em seu pronunciamento, a presidenta reafirmou ser um compromisso de sua administração aprofundar as conquistas do processo educacional brasileiro e lembrou que fez parte do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que criou - entre 2003 a 2010 - mais escolas técnicas do que havia sido criadas nos 100 anos anteriores.
Já os novos desafios da Capes para o futuro foram anunciados pela instituição: para o presidente da coordenação, Jorge Almeida Guimarães, as estratégias que geraram bons resultados nos últimos anos na pós-graduação devem repercutir na educação básica. “Colocaremos na educação básica nossa experiência bem sucedida com a pós-graduação. Os avanços na educação superior infelizmente não estão presentes em todos os níveis. Esse é o nosso desafio e é com muita convicção que o aceitamos”, concluiu.
A meta segue o novo perfil da Capes adotado desde 2007, quando a instituição passou a atuar também na formação de professores da educação básica ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior. A Capes desempenha papel importante na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
Esse aperfeiçoamento, no entanto, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad deve acontecer em todos os níveis. “É o momento de resgatar a qualidade da educação publica no Brasil e a partir da base promover mudanças positivas na pós-graduação e nos extratos superiores da educação”, defendeu.
Prioridades para subir no ranking
Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, a ampliação do número de pessoas com pós-graduação é prioridade da política nacional de educação do governo federal.
A Capes oferece bolsas de estudo para a formação de pesquisadores, mestres e doutores. Entre 2007 e 2009, o Brasil passou da 15ª para a 13ª posição no ranking das nações com maior volume de produção acadêmica.
Haddad disse ainda que, para subir mais no ranking, o Brasil precisa de professores com um novo perfil. “Precisamos de professores concursados, interessados no ensino, capazes de diferenciar um convívio dentro e fora da sala de aula e que se enquadrem no perfil de cada escola, seja ela particular ou pública”, ressaltou.
Para o ministro, a configuração da Nova Capes, que se ocupa tanto da pós-graduação como da educação básica, está intimamente conectada com a missão inicial da fundação, criada por Anísio Teixeira em 1951. “A Capes comemora 60 anos com o resgate do ideal do educador Anísio Teixeira, que criou esta agência para a formação de quadros de nível superior para a educação no seu conjunto e não apenas para a educação superior”, explicou.
Homenagens
Anísio Teixeira, que também foi o presidente da Fundação entre 1952 e 1964, foi homenageado com a inauguração do Espaço e do Busto Anísio Teixeira. O nome do educador denominará o 1º subsolo do edifício-sede da Capes, local onde são realizadas as principais reuniões da agência. A cerimônia contou ainda com o lançamento do selo e carimbo postal comemorativos aos 60 anos da Capes.
Até o dia 11 de julho de 2012, uma série de eventos acontecerá para comemorar as seis décadas de criação da Capes. Estão previstos workshops, palestras e comemorações tanto promovidos pela fundação como com instituições parceiras como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Fonte:
Capes
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















