Educação
Mais da metade da população brasileira terá escola técnica em seu município, diz Dilma
A expansão da rede federal de educação profissional vai assegurar que 52% da população brasileira tenham uma escola técnica em seu município até 2014. A informação foi dada pela presidenta Dilma Rousseff nesta segunda-feira (11), durante cerimônia de comemoração dos 60 anos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
De acordo com Dilma, a construção de uma sociedade mais justa passa pela oferta de educação de qualidade, com a valorização de alunos e educadores. A presidenta deu ênfase à educação pública como principal instrumento de criação da democracia.
Lançado no fim de abril, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) prevê a construção de 120 novas unidades da rede federal até 2014. Somadas as 140 que já existiam, com as 214 criadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e as 80 que estão em andamento, será formada uma rede de 555 escolas técnicas profissionalizantes. Para Dilma, o programa colocará o Brasil num patamar mais elevado.
O Ministério da Educação (MEC) aguarda a aprovação pelo Congresso Nacional do projeto de lei que cria o Pronatec para dar início às ações do programa. A meta é oferecer oportunidades de formação profissional para 8 milhões de pessoas até 2014, incluindo estudantes do ensino médio e trabalhadores sem qualificação. Além das vagas na rede federal, serão oferecidas bolsas de estudo em cursos técnicos de instituições de ensino.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















