Educação
Mais de 600 médicos vão tentar revalidar diploma no Brasil
O Ministério da Educação recebeu 601 inscrições para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), cujo objetivo é reconhecer diplomas de medicina obtidos em instituições de ensino estrangeiras. Os candidatos, brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, fizeram a graduação em 29 países.
A maioria deles, 320, são bolivianos, enquanto 146 são profissionais que se graduaram em Cuba e outros 58, na Argentina. No grupo de inscritos há também médicos graduados na Espanha (17), Alemanha (sete), Rússia (quatro) e Estados Unidos (dois).
A revalidação de diplomas de médicos ocorre duas etapas. Na primeira, são aplicadas as provas objetivas, de múltipla escolha e discursiva, eliminatórias. Essa fase do exame está marcada para ocorrer em 28 de agosto, em Brasília, Porto Alegre, Manaus, Fortaleza, Rio de Janeiro e Campo Grande.
Em seguida, os médicos aprovados nessa fase estarão aptos a fazer a avaliação de habilidades clínicas, a segunda etapa, que ocorrerá em 1º e 2 de outubro, de caráter eliminatório também. Nessa etapa, todos os candidatos serão avaliados em Brasília. O Revalida de 2011 é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Após das provas, o Inep encaminha o resultado a cada universidade que tiver candidatos inscritos.
No processo de revalidação de diplomas médicos deste ano, 37 instituições federais, estaduais e municipais de educação superior aderiram ao exame e estão credenciadas a emitir certificado. A expectativa do Ministério da Educação é de encerrar todo o processo até dezembro.
Todas as informações sobre o Revalida de 2011 estão no edital do exame, publicado no Diário Oficial da União.
Fonte:
Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















