Educação
Docentes debatem em seminário o ensino da língua portuguesa
As práticas didáticas de formação dos docentes no âmbito do ensino da língua portuguesa são o tema do seminário “A escrita sob foco: uma reflexão em várias vozes”, que está sendo realizado esta semana em Brasília. Cerca de 400 educadores vão debater, até a próxima quarta-feira (31), as possibilidades do ensino da língua com enfoque na escrita.
Na abertura do seminário, na segunda-feira (29), a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda, disse que o seminário é momento de diálogo entre os educadores que mudaram a sua prática pedagógica a partir da participação na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Para Pilar, os professores devem registrar a sua prática para fortalecer a troca de experiências. “É importante pedir para vocês [educadores] registrarem o que fizeram de transformador na sala de aula, para que outros professores tenham acesso”, afirmou
A professora Ana Maria de Carvalho Leite, que leciona no ensino fundamental e médio de Manhumirim (MG), entende a olimpíada como um concurso que estimula tanto os alunos quanto os professores. “A equipe pedagógica se une pela olimpíada e a escola fica toda envolvida na competição”, observou.
Durante o seminário, a técnica educacional Roberta Fachetti Horta, da Secretaria Municipal de Colatina (ES), espera aprofundar as temáticas da língua portuguesa para o trabalho com os alunos e professores de sua rede. Ela lembrou que os professores de língua portuguesa têm o desafio de “mostrar para o aluno o quanto ler é prazeroso”.
Para Geraldo Gros Junior, representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Cuiabá (MT), o seminário servirá como subsídio “para o fortalecimento do exercício profissional dos professores de língua portuguesa no ensino fundamental e médio”.
Os educadores participarão de conferências, grupos de trabalho sobre a prática docente e do lançamento da publicação “O que nos dizem os textos dos alunos”. Após o seminário, um documento com indicações para políticas públicas na área do ensino de língua portuguesa será formulado.
Fonte:
Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















