Educação
Programa oferece formação para soldados
Projeto Soldado Cidadão oferece cursos técnicos e profissionais para militares
Criado em 2004, o Projeto Soldado Cidadão já ajudou a qualificar 165 mil militares para o mercado de trabalho. Mais de 16 mil soldados já tiveram a oportunidade de fazer cursos técnicos e profissionais nas áreas de telecomunicações, informática, construção civil, alimentícia e saúde, entre outras.
O principal objetivo do projeto é auxiliar os militares que estão prestes a se desligar das Forças Armadas a encontrar uma ocupação. Os cursos são gratuitos e ministrados em parceria com instituições do Sistema S (como o Senai e o Senac) e outras entidades ligadas ao ensino profissional e técnico.
Os cursos são realizados no horário do expediente e duram dois meses, com carga mínima de 160 horas. O Ministério da Defesa estima que pelo menos 67% dos beneficiados pelo programa acabam fazendo carreira na mesma área em que foram qualificados pelo projeto.
Como a demanda pelas vagas do Soldado Cidadão é maior do que a oferta, a participação nos cursos acaba servindo como prêmio para militares com boa conduta ou que tenham condição econômica mais precária.
Fonte:
Ministério da Defesa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















