Educação
Brasil vai propor ao Mercosul educação rural com respeito à diversidade
O Brasil vai propor aos países membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) a adoção de políticas públicas específicas que promovam a educação rural vinculada a valores de respeito à diversidade do campo, da floresta e das águas. A recomendação foi provada na última semana, em encontro brasileiro da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (Reaf) Mercosul, e deverá ser em dezembro, no Uruguai.
No texto final, o grupo sugere aos países membros que esse modelo de educação contemple o ensino infantil, básico, médio, técnico e superior de modo que seja possível ampliar cada vez mais novas oportunidades para a população rural. No Uruguai, a equipe vai apresentar também uma proposta para superação do analfabetismo no campo, principalmente entre adultos.
Uma das propostas é que seja adotado um modelo educacional para as comunidades rurais que contemple tanto a educação formal quanto a não formal: tanto a escola situada na área rural como o conhecimento ensinado por ela seriam adaptados às fases do ciclo agrícola, às condições e ciclos climáticos. O respeito à tradição, diversidade e às línguas dos povos originários, tradicionais e indígenas também serão inseridos no programa.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















