Educação
Pronatec vai abrir mais de 5 mil vagas para qualificação profissional em Pernambuco
Um total de 5.353 vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) serão abertas em Pernambuco para a capacitação e qualificação do público-alvo do Plano Brasil Sem Miséria, visando à sua inclusão produtiva. A meta foi discutida nesta terça-feira (29) por 12 municípios do estado e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
As cidades a receberem os cursos são Cabo de Santo Augustinho, Camaragibe, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Petrolina, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.
A expectativa é que, na primeira etapa do Pronatec Brasil Sem Miséria, 60 mil vagas sejam abertas em 161 municípios, incluindo as 27 capitais e cidades com população superior a 100 mil habitantes que estejam integradas à rede do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Seleção
O MDS, por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), identificará, a partir do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, os potenciais candidatos às vagas de qualificação. Nos municípios, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) serão responsáveis por fazer a pré-matrícula dessas pessoas. Caberão aos gestores municipais a divulgação das vagas, o acompanhamento dos selecionados para os cursos e a mobilização do empresariado.
O Pronatec Brasil Sem Miséria pretende capacitar 1,1 milhão de pessoas até o final de 2014, por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga horária entre 160 e 400 horas. Os cursos serão custeados pelo governo federal e disponibilizados nos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia (IFs), no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















