Educação
Ceará adere ao Pronatec nesta quinta-feira (22)
A secretária extraordinária para a Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ana Fonseca, firma nesta quinta-feira (22), a partir das 9h, em Fortaleza, pactos com autoridades estaduais e municipais do Ceará para adesão ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O programa destina 4.321 vagas para cursos de qualificação profissional em sete municípios cearenses: Fortaleza, Crato, Caucaia, Juazeiro do Norte, Itapipoca, Maracanaú e Sobral.
Representantes dos serviços nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac) e Industrial (Senai) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará também participarão da solenidade, no auditório da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social.
O Pronatec faz parte de um dos principais eixos do Plano Brasil Sem Miséria, a inclusão produtiva. O programa tem como foco a oferta de cursos de capacitação continuada, com carga horária entre 160 e 360 horas, no setor supermercadista e da construção civil. O MDS e o Ministério da Educação, parceiros na iniciativa, fazem a articulação com as prefeituras e entidades envolvidas no programa para que os alunos ganhem auxílio para custear transporte e alimentação, além de receber gratuitamente material didático.
Na primeira etapa de execução do Pronatec, a meta é firmar 61 mil vagas. O MDS e MEC já firmaram parceria para a destinação de 59.481vagas. O objetivo é destinar, até 2014, 1 milhão de vagas para cursos de capacitação profissional ao público do Plano Brasil Sem Miséria, formado por brasileiros que vivem com menos de R$ 70 per capita/mês.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















