Educação
Faculdades particulares oferecem bolsas de estudos
Três em cada 10 alunos matriculados em instituições de ensino superior privadas contam com bolsas de estudo ou crédito especial
De acordo com o mais recente Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), três em cada 10 alunos matriculados em instituições de ensino superior privadas contam com bolsas de estudo ou crédito especial.
Juntos, os governos federal, estaduais e municipais são responsáveis por oferecer 42% das bolsas de estudo. O principal programa é o Programa Universidade para Todos.
As instituições de ensino privadas também desempenham um papel importante na oferta de oportunidades para os estudantes completarem a graduação. Já os programas de crédito próprios das instituições de ensino atendem 18% dos alunos que recorrem ao financiamento. Instituições externas, como bancos comerciais, e outras instituições atendem 9% dos estudantes.
A oferta de bolsas pelas instituições de ensino é, em geral, condicionada ao bom desempenho dos alunos nos processos seletivos e ao longo do curso. Já os programas de crédito estudantil privados costumam ter juros menores que qualquer outra modalidade de financiamento e até juro zero. No entanto, podem exigir a comprovação de que o estudante será capaz de arcar com o valor das parcelas e também um fiador.
Fontes:
Ministério da Educação
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















