Educação
Pronatec deve gerar mais de 1 milhão de vagas em cursos técnicos até dezembro
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) deve gerar 1,6 milhão de vagas em 2012. O número foi destacado pelo secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antonio de Oliveira, terça-feira (29), durante o segundo dia do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.
Pronatec vai expandir oferta de cursos técnicos e profissionaispara trabalhadores
Mulheres representam 71% das pré-matrículas em cursos de qualificação profissional
O Pronatec é um conjunto de iniciativas do governo federal voltadas para ampliar o acesso de estudantes e trabalhadores brasileiros a essa modalidade educacional.
O secretário informou em sua palestra que, desse total, 1,1 milhão serão abertas em cursos de formação inicial e continuada e 500 mil em cursos técnicos. “Temos avançado muito nos últimos meses, tanto na oferta de cursos quanto na efetivação de matrículas”, enfatizou Oliveira.
Outra iniciativa importante será a criação de um cadastro virtual para acesso e candidatura dos cidadãos às vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. De acordo com Oliveira, o sistema também será utilizado para dimensionar as demandas por formação no País a partir das necessidades manifestadas pelos brasileiros.
Fórum
O evento, que começou segunda-feira (28), e vai até sexta-feira (1°), terá durante os 5 dias, a participação de especialistas, professores, estudantes e gestores públicos e privados debatendo em Florianópolis temas ligados à formação profissional. O segundo dia do evento iniciou com uma conferência a respeito de educação, universalização e democratização. Também houve três debates sobre o contexto mundial da educação profissional e tecnológica, educação integral e ações afirmativas.
Fonte:
Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















