Educação
Bolsistas do Ciência sem Fronteiras farão estágio em multinacionais
Empresas receberão estudantes brasileiros de áreas tecnológicas durante as férias
As companhias multinacionais Hyundai, de capital coreano; British Gas, inglês; General Eletric e Boeing, ambas de capital norte-americano, irão oferecer - a partir do próximo julho - 400 vagas em seus centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para estudantes brasileiros das áreas tecnológicas que estão no exterior como bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).
A informação é do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, que afirma que “os estágios serão oferecidos no período de férias no Hemisfério Norte, de julho a setembro”. Atualmente, cerca de quatro mil bolsistas do CsF estudam no exterior.
Além de estágio em multinacionais, o governo também tenta alinhar o patrocínio de bolsas e oferta de estágios e empregos aos bolsistas egressos do programa também em empresas brasileiras. Um quarto de todas as bolsas do CsF - 26 mil - deverão ser fornecidas por companhias estatais e privadas.
O governo quer ainda o acolhimento direto de estudantes do Programa pelas empresas e entidades corporativas. A meta é fazer com que, até 2014, cinco mil empresas privadas tenham processos contínuos de pesquisa e desenvolvimento. “As empresas produtoras de bens e serviços devem necessariamente aprofundar seu compromisso com o desenvolvimento de novas tecnologias, financiando e realizando P&D posteriores à pesquisa básica e aplicada”, defendeu Luiz Antonio Elias, secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Leia mais:
Ciência sem Fronteiras negocia ida de bolsistas brasileiros para os Países Baixos
Ministro defende aperfeiçoamento de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação no País
Grupo italiano firma acordo com projeto Ciência sem Fronteiras
Ciência Sem Fronteiras leva bolsistas à Nasa
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















