Educação
Cerca de 80% dos inscritos no Enade participaram da prova
Entre as áreas avaliadas, Psicologia foi a que registrou o menor índice de abstenção
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi aplicado nesse domingo ( 25), em todo o País, com a participação de 469.478 de estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos, das áreas do conhecimento avaliadas na edição 2012. Esse número corresponde a 79,9% dos 587.351 estudantes habilitados e inscritos pelas respectivas Instituições de Educação Superior (IES) para participar da prova. No total, houve 118.056 estudantes ausentes, o que representa abstenção de 20,1%.
Em 2012 foram avaliados estudantes concluintes dos cursos de bacharelado em Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Turismo; e dos cursos superiores Tecnologia em Gestão Comercial; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Logística; Marketing e Processos Gerenciais.
Entre as áreas avaliadas, Psicologia foi a que registrou o menor índice de abstenção (11,2%). A seguir, vieram Direito e Secretariado Executivo, cujos alunos ausentes foram, em ambos os casos, 15,4%. Já o curso com maior número de faltosos foi o de Tecnologia em Marketing, com 31% de abstenção.
A prova
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a aplicação do Enade 2012 ocorreu com tranquilidade em todo o Brasil. A única ocorrência registrada foi na Uniderp, de Campo Grande (MS), que teve falta de energia no horário da prova. Dos estudantes inscritos nesse local, 1.779 fizeram a prova e 126 assinaram a lista de presença, sendo liberados da prova.
As provas e os gabaritos deverão ser divulgados pelo site do Inep na próxima quarta feira (28). Até 25 de dezembro de 2012, será disponibilizado o acesso eletrônico ao Relatório dos Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2012, o que permitirá às IES registrar no histórico escolar do estudante a sua situação.
Enade
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tem o objetivo de avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Também é avaliado o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do diploma e histórico escolar. Os resultados da avaliação são utilizados em atividades de regulação do ensino superior pelo Ministério da Educação (MEC), como a elaboração de conceitos e indicadores de qualidade de instituições de ensino e de seus respectivos cursos. Criado em 2004, o Enade substituiu o Exame Nacional de Cursos (também conhecido como Provão) e é aplicado anualmente pelo Inep, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















