Educação
Mais de 4 milhões participaram do Enem 2012
Pela primeira vez os candidatos terão acesso ao espelho de correção da redação para fins pedagógicos
Dados preliminares apresentados no domingo (4) pelo Ministério da Educação (MEC) apontoaram que 4,17 milhões de candidatos fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Os números consolidados serão divulgados nos próximos dias. Esta edição do exame teve o número recorde de 5.791.290 inscritos.
Mais de 566.617 pessoas trabalharam na realização do exame em 15.076 locais de prova de 1.615 municípios. A logística do Enem ainda contou com o apoio do Ministério de Minas e Energia (MME), que monitorou incidentes de queda de energia.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou que pela primeira vez os candidatos terão acesso ao espelho de correção da redação para fins pedagógicos. “Nenhum exame do mundo autoriza isso”, afirmou.
Normas
Durante os dois dias de provas do Enem, o Ministério da Educação monitorou todo o processo nas redes sociais. No domingo (4), segundo dia, foram eliminados e retirados das salas de exame 28 candidatos que postaram imagens digitais durante a realização da prova. No sábado (3), primeiro dia, foram eliminados e retirados 37 candidatos. Os casos foram registrados em várias unidades da Federação.
Durante a aplicação do exame, o participante não pôde, sob pena de eliminação, portar dispositivos eletrônicos como máquinas, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, i-pods, pen-drives, mp-3, gravadores, relógios, alarmes ou qualquer espécie de receptor ou transmissor de dados e mensagens.
Média de abstenção
O Enem registrou este ano abstenção média de 27,9%. Os estados com maior índice de faltosos, nos dois dias, foram Roraima, Bahia e Amazonas. Com menor índice, Piauí, Santa Catarina e Alagoas. No ano passado, a abstenção média chegou a 26,4% e, em 2010, a 28%.
No sábado (3), os estudantes responderam a 90 questões objetivas, divididas em duas áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias – englobando as disciplinas história, geografia, sociologia e filosofia – e Ciências da Natureza e suas Tecnologias – que abrange química, física e biologia.
As provas foram encerradas às 18h30 desse domingo (4), sem ocorrência de incidentes. No segundo dia de aplicação, os candidatos responderam questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. Fizeram também a prova de redação, que teve como tema Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21.
Unidades prisionais
Presidiários interessados em fazer as provas do Enem deverão solicitar ao responsável pedagógico da sua unidade prisional ou socioeducativa que efetue a sua inscrição, que estarão abertas das 10h do dia 15 de outubro até as 23h59 do dia 5 de novembro, exclusivamente pela internet. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 5 de dezembro.
Na inscrição, o responsável pedagógico precisará informar o número da unidade prisional ou socioeducativa e o CPF de cada candidato. Também será o responsável quem deverá solicitar a certificação ou a participação do inscrito no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o atendimento especial nos dias das provas, se necessário.
Ter instalações escolares é condição indispensável para a participação de um presídio, a fim de que não haja traslado dos candidatos. Dessa forma, todos os participantes farão prova no local onde estão internados. Em cada sala, haverá agentes penitenciários para garantir a segurança. A prova será aplicada por funcionários de consórcio contratado para aplicação do Enem, com a supervisão do Inep.
Resultado
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas, ou seja, no dia 7 de novembro de 2012.
Os participantes podem acessar os resultados individuais no dia 28 de dezembro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















