Educação
Novas chamadas para graduação no exterior
Ao todo, são 15 países que receberão os estudantes brasileiros a partir de 2013
O programa Ciência sem Fronteiras divulgou novas chamadas para a modalidade Graduação Sanduíche. Entre os países incluídos na chamada estão: Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia.
As inscrições começam no dia 27 de novembro e vão até o dia 14 de janeiro de 2013. Os bolsistas iniciarão suas atividades no exterior a partir de meados de 2013.
Para a Austrália foi adicionada a chamada para Universidades Tecnológicas (ATN). Para os Estados Unidos, foram disponibilizados duas chamadas: uma para tecnólogos e outra para as Universidades e Instituições Comunitárias Historicamente Negras.
Para entrada em setembro de 2013 foram reabertas as chamadas para Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Holanda e Reino Unido. Espanha, França, Hungria, Japão, Suécia e Portugal também entraram nesta demanda.
As chamadas para novos países e aquelas abertas em julho, as quais foram retificadas neste lançamento, também trazem novos requisitos e cursos específicos de graduação, os quais são os únicos possíveis à concessão da bolsa.
As chamadas são financiadas com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico (CNPq) e de Empresas parceiras. As regras e normas das diversas chamadas em andamento podem ser visualizadas acessando a área de "Chamadas Abertas". Para a apresentação de propostas o candidato deverá acessar a página do formulário de inscrição, no qual encontrará os formulários adaptados a cada uma das Chamadas.
Mais vagas
Esta semana a presidenta Dilma Rousseff divulgou mais 18 mil vagas para o Ciência sem Fronteiras, os cursos têm início em setembro de 2013. A meta do governo é levar 101 mil estudantes brasileiros ao exterior até 2014.
A presidenta também destacou a importância de estudantes brasileiros estudarem fora do Brasil para adquirir conhecimentos, e, posteriormente, poderem ajudar o País a se desenvolver melhor, com mais sabedoria.
Até este mês de novembro, outras 18 mil bolsas de estudo já haviam sido concedidas pelo governo federal, e mais 3 mil alunos já estão na lista de aprovados para estudar em 2013 em sete países diferentes.
Para aproveitar a oportunidade, é necessário ter um bom desempenho na faculdade que está cursando no Brasil, além de ter feito mais de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também é necessário ter conhecimento do idioma do país para onde vai.
Alunos de graduação devem se inscrever nas chamadas públicas divulgadas pelo CNPq ou pela Capes disponíveis no portal do programa Ciência sem Fronteiras.
Os cursos te duração de 12 meses, podendo estender-se até 15 meses, quando incluir curso de idioma.
Para qualquer dúvida sobre os cursos de graduação no exterior entre em contato pela internet ou ligue na Central de Atendimento 0800 616161.
Fonte:
CNPq
Ciência sem Fronteiras
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















