Você está aqui: Página Inicial > Educação > 2012 > 11 > Termina nesta sexta (30) prazo para encerramento de financiamento estudantil

Educação

Termina nesta sexta (30) prazo para encerramento de financiamento estudantil

por Portal Brasil publicado: 27/11/2012 11h04 última modificação: 28/07/2014 16h38
EBC Fies financia de 50% a 100% dos encargos educacionais, dependendo da renda familiar mensal bruta

Fies financia de 50% a 100% dos encargos educacionais, dependendo da renda familiar mensal bruta

O aluno que não assinar o documento no agente financeiro até a data limite terá que esperar até janeiro para fazer novo pedido

 

Os estudantes que pediram, até o último dia 15 de novembro, no Sistema Informatizado do Fies (SisFies), o encerramento antecipado do contrato de crédito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm prazo até a próxima sexta-feira (30) para comparecer ao seu agente financeiro - Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil - para assinar o pedido. Caso o prazo não seja cumprido, a solicitação será cancelada.

Estabelecido pela Resolução nº 7/2012 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), publicada no Diário Oficial da União no dia 12 de novembro, o prazo para assinar o pedido do encerramento no banco até dia 30 é excepcional para este mês. O prazo usual para ir ao agente financeiro é de cinco dias, a contar do terceiro dia útil a partir da data da confirmação do pedido de encerramento no SisFies.

O aluno que não assinar o documento no agente financeiro até a data limite terá que esperar até janeiro para fazer novo pedido, pois a solicitação não pode ser feita em junho e dezembro.

Para pedir o encerramento antecipado do financiamento do Fies, o estudante deve entrar no módulo respectivo no SisFies, até o 15º dia dos meses de janeiro a maio e de julho a novembro, e escolher uma das quatro opções disponíveis, que vão desde a liquidação imediata do saldo devedor até a permanência nas respectivas fases do financiamento, na forma originalmente contratadas.

Após fazer a solicitação e receber a confirmação do pedido no sistema, o aluno precisa procurar o agente financeiro para assinar a solicitação. Será necessária a assinatura do fiador, caso o estudante tenha optado pela fiança convencional ou fiança solidária.

 

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação que estejam regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo ministério. São considerados cursos de graduação com avaliação positiva, aqueles que obtiverem conceito maior ou igual a três no Sisitema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Fies poderá, na forma do regulamento, ser oferecido a alunos da educação profissional técnica de nível médio, bem como aos estudantes matriculados em programas de mestrado e doutorado com avaliação positiva, desde que haja disponibilidade de recursos, observada a prioridade no atendimento aos alunos dos cursos de graduação.

O financiamento é operacionalizado pelo FNDE. Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela internet, para garantir maior comodidade e facilidade dos participantes, assim como a confiabilidade de todo o processo.

Em 2010, os juros do Fies caíram para 3,4% ao ano. E, além disso, passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano. Desde a mudança, foram firmados mais de 535 mil contratos de financiamento estudantil.

Em 2010, 75,9 mil contratos foram firmados; em 2011 esse número saltou para 153,9 mil; já neste ano foram formalizados 305,8 mil contratos.

O programa financia de 50% a 100% dos encargos educacionais, dependendo da renda familiar mensal bruta e do comprometimento dessa renda com os custos da mensalidade. Apenas alunos com renda familiar mensal bruta de no máximo 20 salários mínimos podem requerer o financiamento.

Acesse o site pra fazer sua inscrição.

 

SisFies

No primeiro acesso, o estudante informará o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha, que será utilizada sempre que o estudante acessar o sistema. Após informar os dados solicitados, será enviada para o aluno uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o SisFies e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

 

Fonte:
Ministério da Educação
Portal SisFies
Portal Brasil

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil