Educação
Escolas quilombolas receberão computadores portáteis
O objetivo é contribuir para a inclusão digital da população
Com o objetivo de atender escolas rurais e quilombolas, o Ministério da Educação (MEC) vai ampliar o atendimento do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo). A iniciativa faz parte das metas do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). Cerca de 50 mil estudantes receberão computadores portáteis que contribuirão para inclusão digital.
Serão 35.440 as escolas beneficiadas em 4.112 municípios. Os estudantes que receberão os computadores, por meio do Programa Um Computador por Aluno, são de 4.890 escolas de pequeno porte, ou seja, compostas por 5 a 20 matriculados. Outros computadores interativos serão distribuídos para 30.255 escolas e cinco mil laboratórios de informática serão construídos para atender a 982.827 estudantes.
O programa deve contribuir para a inclusão digital por meio da ampliação do acesso a computadores, a conexão à rede mundial de computadores e a outras tecnologias digitais, beneficiando a comunidade escolar e a população próxima às escolas do campo.
Os equipamentos serão entregues em 2013 às escolas que manifestaram interesse no Programa por meio do Sistema de Gestão e Tecnologia (Sigetec) do MEC.
Pronacampo
O Programa Nacional de Educação do Campo tem o objetivo de atender escolas rurais e quilombolas com ações em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas; formação de professores; educação de jovens e adultos; e educação profissional e tecnológica.
A ideia é formar agricultores em universidades e em cursos técnicos para que apliquem os conhecimentos adquiridos em ações que elevam a produtividade nas pequenas propriedades e garantam a distribuição de renda. O programa atenderá escolas rurais e quilombolas.
O Pronacampo trabalha a educação contextualizada, ou seja, promovendo a interação entre conhecimento científico e os saberes das comunidades.
Fonte:
Fundação Palmares
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















