Educação
Ciência sem Fronteiras oferece bolsas para empresa europeia
As modalidades a serem contempladas pelo programa Ciência sem Fronteiras (CsF) são Doutorado Sanduíche (SWE) e Pós-Doutorado (PDE)
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Centro de Pesquisa e InovaçãoSueco-Brasileiro (Cisb) e a empresa sueca Saab AB, das áreas aeroespacial, de segurança e defesa, firmaram novo acordo que prevê a seleção de candidatos a bolsas de intercâmbio no exterior.
Os projetos devem ser apresentados até o dia 28 de março. Os trabalhos selecionados serão desenvolvidos nos centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Saab AB e ou nas instituições de pesquisa parceiras. As propostas brasileiras deverão ser encaminhadas para o CNPq, agência vinculada ao MCTI.
O financiamento ocorrerá por meio do Ciência sem Fronteiras (CsF), que visa desenvolver a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, para a promoção da internacionalização da ciência e tecnologia nacional.
Serão selecionados candidatos que queiram desenvolver parte de suas teses ou projeto de pós-doutorado dentro das áreas prioritárias do CsF e de interesse para a Saab Ab, que poderá repassar ao pesquisador parte ou o valor integral da mensalidade.
Serão destinadas até 20 bolsas, todas para o exterior. Desse total, cinco para doutorado sanduíche, por até 12 meses cada, e até 15 de pós-doutorado, por até 24 meses cada. Todas as propostas serão analisadas por um comitê julgador e submetidas à apreciação da diretoria executiva do CNPq e do Cisb, que divulgarão os resultados no Diário Oficial da União (DOU) e página do conselho na internet, a partir de abril deste ano.
Nesta etapa, os candidatos recomendados pelo comitê serão entrevistados pelo Cisb, preferencialmente, em São Bernardo do Campo (SP), onde está situada a sede do centro, em data a ser definida ou por meio de áudio ou videoconferência. O não comparecimento à entrevista implicará na eliminação da proposta.
Ciência sem Fronteiras
Lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras já concedeu cerca de 18 mil bolsas. A meta do programa é oferecer 101 mil bolsas até 2015. Serão 75 mil por parte do governo federal e o restante com o apoio da iniciativa privada. Este ano, o programa já concedeu mais de 20 mil bolsas, com investimento aproximado de R$ 1,12 bilhão.
Pelo programa, estudantes de graduação e de pós-graduação podem fazer estágio no exterior para manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, o Ciência sem Fronteiras tenta atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar, por tempo determinado, no Brasil.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















