Educação
Aprovados na segunda chamada do Sisu devem se matricular a partir desta sexta (1°)
As inscrições continuam na segunda-feira (4) e na terça-feira (5)
Os alunos selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem ficar atentos ao período de matrículas que começa nesta sexta-feira 1º. Os estudantes devem fazer a matrícula nas instituições de ensino superior para as quais foram selecionados. Como no sábado e domingo não é possível fazer as inscrições, os convocados terão ainda os dias 4 e 5 (segunda e terça-feira respectivamente), para providenciar a matrícula. A segunda chamada foi divulgada no último dia 26.
Aqueles que ainda não conferiram o resultado podem fazê-lo na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC), por meio do telefone 0800-616161.
Vagas remanescentes
Os candidatos não convocados nas duas chamadas podem integrar a lista de espera do sistema. Até o dia 8 de fevereiro, está aberto o prazo de adesão à lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. Pode aderir à lista o estudante não selecionado em nenhuma de suas opções de curso nas chamadas regulares e o candidato selecionado em sua segunda opção de curso, independentemente de ter efetuado a matrícula.
Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que a tenha disponível. Ou seja, a participação na lista de espera somente pode ocorrer na primeira opção do candidato. Para entrar na lista de espera, o estudante precisa acessar seu boletim na página do Sisu e clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista. A convocação ocorrerá no dia 18 de fevereiro.
Na primeira edição deste ano, o Sisu ofereceu 129.319 vagas — 18% a mais em relação a 2012 — em 3.752 cursos. Neste primeiro semestre, 101 instituições públicas de educação superior promovem a seleção de estudantes por meio do sistema. O Sisu seleciona candidatos a vagas em instituições públicas com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Em janeiro, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou o pagamento de bolsa assistência estudantil no valor de R$ 400 para garantir a permanência dos alunos cotistas de baixa renda nas universidades federais. O benefício será concedido aos alunos de cursos com duração diária acima de cinco horas e que tenham sido aprovados no Sisu por meio das cotas sociais, ou seja, estudantes com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. A expectativa é que a medida entre em vigor em maio deste ano.
Mais informações na página do Sisu.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















