Educação
Enem registra cerca de 800 mil candidatos no primeiro dia de inscrições
As inscrições começaram nessa segunda (13), às 10 horas. O prazo termina no dia 27 de maio, às 23h59. Não haverá prorrogação
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já recebeu, até às 10h desta terça-feira (14), cerca de 800 mil inscrições, conforme balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A página on-line do exame começou a receber inscrições na segunda-feira (13). O prazo termina no dia 27 de maio, às 23h59.
De acordo com o presidente do instituto, Luiz Cláudio Costa, no primeiro dia de funcionamento da página, o processo transcorreu normalmente. “O sistema está funcionando muito bem. Todos os testes foram feitos para que o estudante tenha tranquilidade nesse período de inscrição”, salientou.
Para os candidatos não isentos, a taxa de inscrição é de R$ 35 e deve ser paga até o dia 29. Estão isentos os estudantes que concluírem o ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Provas
As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 do mês de outubro, com início às 13h. Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, todos no horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.
O exame tem uma redação e quatro provas objetivas. Cada uma contém 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de cinco horas e 30 minutos.
Enem 2013
Este ano, o exame passa a ser mais rigoroso que a edição de 2012. Ao anunciar as mudanças no edital, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, pediu para os estudantes que se inscreverem que realmente façam o Enem. “Os custos levam em conta os inscritos e temos tido uma diferença importante". No ano passado, foram 5,8 milhões de inscritos. Desses, 4,3 milhões fizeram a prova.
Entre as principais mudanças para o Enem 2013 está o maior rigor na correção das redações. Este ano, a diferença entre as notas dos dois corretores independentes não pode ultrapassar 100 pontos (no ano passado, a discrepância era de 200 pontos). Se houver diferença maior de 100 pontos, a redação passa por um terceiro corretor. Caso a discrepância permaneça, a correção é feita por uma banca de especialistas. A estimativa do Ministério da Educação (MEC) é de que, com esta alteração no processo de correção, uma em cada três redações seja encaminhada ao terceiro corretor.
A partir desta edição, também está prevista a anulação das redações que apresentem partes do texto deliberadamente desconectadas com o tema proposto. A mudança está prevista com a inclusão do item 14.9.5 no edital do Enem. Bastará uma frase desconectada com o tema proposto, inserida deliberadamente, para que a prova seja anulada.
Outra novidade é a divulgação, no cartão de inscrição, de um telefone pelo qual candidatos com alguma condição especial (gestantes, pessoas com deficiência) serão orientados. Essa edição trará também dois modelos de prova com letra maior – uma com fonte tamanho 18 e outra 24.
Exame Nacional do Ensino Médio
O Exame Nacional do Ensino Médio, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.
Um bom resultado no Enem também é requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (Prouni), Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.
Fonte:
Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















