Educação
Escolas públicas recebem mais de 5 milhões de testes de português e matemática
Os testes, que fazem parte da Provinha Brasil, são para avaliação dos alunos do segundo ano do ensino fundamental
As escolas públicas do ensino fundamental, com matrículas de estudantes no segundo ano, receberão, até o final deste mês, testes de língua portuguesa e de matemática, que fazem parte da Provinha Brasil, e orientações de aplicação e correção. O Ministério da Educação (MEC) enviou aos correios mais de cinco milhões de provas divididas entre as duas disciplinas.
As provas de língua portuguesa e de matemática são compostas de 20 testes cada e devem ser aplicadas em dias letivos diferentes, segundo orientação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
De acordo com dados do Censo Escolar de 2012, foram registrados 3,1 milhões de estudantes matriculados no segundo ano do ensino fundamental, incluindo as redes públicas e privadas. As provas enviadas às escolas são para estudantes das redes públicas.
Ao final do segundo semestre letivo, as escolas terão a oportunidade de aplicar novas provas de língua portuguesa e de matemática e, assim, comparar o rendimento escolar das crianças matriculadas no segundo ano. A Provinha Brasil de língua portuguesa começou ser aplicada em 2008 e, desde 2011, o MEC também produz e envia às escolas testes de matemática.
Provinha Brasil
A Provinha Brasil faz um diagnóstico do aprendizado das crianças matriculadas no segundo ano do ensino fundamental. A intenção é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças.
Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado. A partir das informações obtidas, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização, aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
A Provinha Brasil é elaborada pelo Inep e distribuída pelo MEC para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. No material que acompanha a prova, o Instituto também orienta os educadores sobre atividades que podem desenvolver após a correção para melhorar os índices de aprendizagem.
Provinha Brasil 2013
A primeira Provinha Brasil 2013 começou a ser distribuída às redes de ensino no mês de abril e segue até o mês de maio. A data de aplicação da prova segue sendo uma decisão de cada rede de ensino.
A novidade este ano é que, por conta das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa, o Inep está desenvolvendo um sistema online para apoiar as redes de ensino que queiram lançar seus resultados do exame, gerar relatórios e analisar os dados de forma mais sistematizada.
Fonte:
Ministério da Educação
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















