Educação
Inscrições para o Enem começam nesta segunda (13)
As inscrições vão até o dia 27 de maio. Dentre as novas regras, está prevista a anulação das redações que apresentem partes do texto deliberadamente desconectadas com o tema proposto
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nessa quarta-feira (8), a edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com novas regras para a correção das redações e para o atendimento aos candidatos. As inscrições, que poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira (13), vão até o dia 27 de maio, com o prazo final para o pagamento da inscrição, que custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais), até dia 29 de maio. O edital com todas as informações do Enem 2013 está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (9). As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro deste ano.
Entre as principais mudanças para o Enem 2013 está o maior rigor na correção das redações. Este ano, a diferença entre as notas dos dois corretores independentes não pode ultrapassar 100 pontos (no ano passado, a discrepância era de 200 pontos). Se houver diferença maior de 100 pontos, a redação passa por um terceiro corretor. Caso a discrepância permaneça, a correção é feita por uma banca de especialistas.
A estimativa do Ministério da Educação é de que, com esta alteração no processo de correção, uma em cada três redações sejam encaminhadas ao terceiro corretor.
A partir desta edição também está prevista a anulação das redações que apresentem partes do texto deliberadamente desconectadas com o tema proposto. A mudança está prevista com a inclusão do item 14.9.5 no edital do Enem. Bastará uma frase desconectada com o tema proposto, inserida deliberadamente, para que a prova seja anulada.
Outra novidade é a divulgação, no cartão de inscrição, de um telefone pelo qual candidatos com alguma condição especial (gestantes, pessoas com deficiência) serão orientados. Essa edição trará também dois modelos de prova com letra maior - uma com fonte tamanho 18 e outra 24.
Os candidatos com renda mensal de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Antes, eram isentos apenas aqueles com renda de até um salário mínimo. Os estudantes de escolas públicas continuam sem ter de pagar pela inscrição.
Malotes de provas terão lacres eletrônicos
A utilização de lacres eletrônicos em todos os malotes que transportarão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está em estudos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
No ano passado, pela primeira vez, o Enem teve lacres eletrônicos nos malotes enviados aos locais de prova de todo o País. Foram testados mais de 10 mil lacres em parte dos malotes da prova.
Os lacres garantem o acompanhamento dos horários de abertura e fechamento dos malotes de prova, desde que saem da gráfica até o retorno com as provas preenchidas. Eles fazem parte dos itens de segurança previstos, destinados a dar mais tranquilidade aos participantes.
Provas
A previsão do MEC é de que mais de 6 milhões de pessoas façam o Enem este ano. A prova será realizada em 1.632 municípios brasileiros, em 15 mil locais de aplicação. A aplicação envolverá 600 mil profissionais, entre coordenadores, chefes de sala, fiscais e apoio. Este ano, o processo de certificação do Enem contará com 3.622 pontos de atenção.
No primeiro dia de aplicação das provas, os candidatos farão questões de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo dia da avaliação, serão aplicadas as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.
Fontes:
Ministério da Educação
com informações da Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















