Educação
Inscrições para 1ª chamada do Sisu vão até terça-feira (24)
O estudante deve verificar na instituição de ensino que o convocou, o local, horário e procedimentos para a matrícula
Os candidatos selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) devem fazer a matrícula nesta sexta-feira (21), na segunda-feira, (24), e na terça (25).
Os candidatos inscritos podem conferir online o resultado da primeira chamada da edição deste segundo semestre. Também online, o candidato tem acesso ao boletim e pode consultar a lista dos selecionados por instituição.
A relação dos estudantes selecionados e o boletim do candidato estão na página do Sisu na internet.
Os aprovados nessa primeira chamada com base na primeira opção de curso serão automaticamente retirados do sistema. Caso não façam a matrícula na instituição pública de educação superior para a qual foram selecionados perdem a vaga.
Os selecionados pela segunda opção de curso ou que não atingirem a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos podem permanecer no sistema e aguardar a segunda chamada, em 1º de julho. Nesse caso, os convocados farão a matrícula no período de 5 a 9 do mesmo mês.
Quem não for convocado em nenhuma das duas chamadas pode aderir à lista de espera, entre 1º e 12 de julho. A convocação dos selecionados, de acordo com o cronograma, ocorrerá em 17 de julho.
O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta segunda edição de 2013, cada estudante pôde fazer até duas opções de curso. A oferta chegou a 39.724 vagas em 1.179 cursos, oferecidos por 54 instituições públicas de educação superior integradas ao sistema.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada é o sistema informatizado do Ministério da Educação, por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Enem. Pode fazer a inscrição, o estudante que participou do exame 2012 e obteve nota superior a zero na redação.
As universidades e institutos podem estipular notas mínimas para que o calouro possa se candidatar a uma vaga e adotar pesos diferentes para a nota do Enem. O sistema faz automaticamente este cálculo e mostra como foi feita a composição da nota para a opção escolhida pelo estudante. Também cabe às instituições de ensino informar a disponibilidade de vagas destinadas a políticas afirmativas, como cotas para afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública.
Fonte:
MEC
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















