Ciência e Tecnologia
Brasil investe em profissionais para pesquisa em ciência e tecnologia
Capacitação profissional
Em palestra sobre o desenvolvimento sustentável no Brasil, nessa segunda-feira (30) no Rio de Janeiro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, destacou a formação e capacitação de recursos humanos para pesquisa e desenvolvimento (P&D) como uma das principais linhas da política do Ministério.
Ele reforçou a importância de aumentar o número de alunos formados em engenharia, matemática e ciências naturais e abrir aos estudantes as perspectivas do empreendedorismo. “Se queremos produzir conhecimento com capacidade de inovar, temos que ter profissionais capacitados para isso”, declarou Raupp.
Segundo o ministro, o Brasil tem um deficit educacional e social que influencia diretamente no exercício da cidadania e que, por isso, a política da Ciência, Tecnologia e Inovação deve direcionar esforços para a formação e capacitação de recursos humanos.
“Esses esforços, no Brasil, são executados por programas do Ministério da Educação em conjunto com o MCTI. Essa parceria não visa apenas à formação de doutores; o ensino técnico também é fundamental para a questão tecnológica, pois precisamos de técnicos competentes para trabalhar em laboratórios, em desenvolvimento de instrumentos e equipamentos, entre outros setores de P&D”.
Outro ponto a ser considerado na formação de recursos humanos, destacou o ministro, é a qualificação da ciência em relação às demandas econômicas e sociais do País. “Temos que ter empresas globais, capazes de desenvolver novos produtos e tecnologias para estarem aptas a competirem no mercado internacional”.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















