Educação
Governo apresenta balanço do primeiro dia do Enem
Exame nacional
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresenta um balanço sobre o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que aconteceu na tarde deste sábado (26).
Os dados referem-se a número de inscritos, número de candidatos eliminados, entre outros números. Até as 15 horas, 21 participantes haviam sido eliminados por postarem imagens do cartão resposta em redes sociais, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Pelas regras do Enem, não é permitido o uso de eletrônicos no local de prova e nem postar fotos do exame. Já na sexta-feira (25), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, havia reforçado o alerta sobre uso de aparelhos eletrônicos na prova, que é proibido. "No ano passado, identificamos usuários em questão de minutos". Em 2012, 65 candidatos foram eliminados por postarem imagens de fotos da prova e mensagens com conteúdo do exame.
A intenção, explica o ministro, é garantir que os candidatos façam a prova em condições iguais, que não haja vazamento de questões ou de respostas.
Mais de 7,1 milhões de estudantes se inscreveram no exame em todo o País. A prova teve duração de quatro horas e meia e os candidatos responderam a questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). No total, foram 90 questões. As provas foram aplicadas em 1.161 municípios, em mais de 15 mil locais de prova.
Criado em 1998, o Enem chega aos 15 anos consolidado como uma das portas de acesso ao ensino superior. De 1998 a 2013, o Exame Nacional do Ensino Médio, que surgiu como uma avaliação dos estudantes, foi ganhando mais adeptos e importância para aqueles que tentam uma vaga em uma universidade pública ou privada.
O Enem nasceu com o objetivo de avaliar as competências e habilidades desenvolvidas ao longo da escolaridade básica, desde o raciocínio lógico até interpretações de português e também o exercício da redação.
Até o ano de 2008, o Enem era realizado em um único dia, com uma prova composta por 63 questões interdisciplinares. Durante esse período, um número crescente de instituições universitárias passou a adotá-lo como instrumento de seleção de seus estudantes. A partir de 2014, mais dez universidades federais e duas estaduais vão usar o Enem como forma de ingresso.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















