Educação
Sistema Universidade Aberta é debatido em Goiabeiras (ES)
Universidade aberta
Aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Encontro Regional de Coordenadores e Mantenedores de Polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) com os estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi o aperfeiçoamento da gestão pedagógica, tecnológica e administrativa dos polos de educação a distância.
O evento contou com a presença de 130 profissionais, entre coordenadores e mantenedores de polos, que participaram de palestras, painéis e dinâmicas de grupo. Durante o evento, eles também puderam discutir e planejar o monitoramento das condições de infraestrutura física, de recursos humanos e tecnológicos dos polos, compartilhar experiências, boas práticas, estudos e informações da área e, ainda, eleger os representantes dos coordenadores de polos do sistema UAB, para o Encontro Nacional de Polos que vai acontecer entre os dias 21 e 22 de novembro, em Brasília.
O encontro aconteceu no Auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras, da Ufes. Estiveram presentes o diretor de Educação a Distância da Capes, professor João Carlos Teatini de Souza Clímaco, o coordenador geral de Inovação em Ensino a Distância, Jean Marc Georges Mutzig, o coordenador geral de Supervisão e Fomento, Aloisio Nonato e o Reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte.
Universidade Aberta
Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Pelo sistema UAB são ofertados os três primeiros mestrados no formato semipresencial do país: o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010; o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis), lançados em 2013.
Fonte:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















