Educação
ENAP participa do 18º Congresso do Clad, no Uruguai
Debate
A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) participou do “18° Congresso Internacional do Clad sobre a Reforma do Estado e Administração Pública”. O evento foi realizado pelo Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad), em Montevidéu/Uruguai, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro. O objetivo foi debater e proporcionar o intercâmbio de experiências sobre temas como a modernização da administração e gestão pública.
O encontro reuniu servidores públicos, pesquisadores, acadêmicos, representantes da iniciativa privada e do terceiro setor dos países ibero-americanos (América Latina, Espanha e Portugal). Participaram, como representantes da ENAP: o Presidente da Escola, Paulo Carvalho; o Assessor da Presidência, Ciro Fernandes; a Coordenadora-Geral de Pesquisa, Marizaura Camões; e a Coordenadora-Geral de Formação, Cláudia Antico.
O Congresso anual do Clad teve sua primeira edição realizada no Rio de Janeiro, em 1996. Ciro Fernandes destacou que a atividade incentiva os governos a incorporar, às suas agendas, questões da administração e gestão pública. “Esse é o maior evento da América Latina e um dos maiores do mundo, na área. Realizado uma vez por ano, permite troca de experiências, debates e estudos de temas que envolvem o aperfeiçoamento da gestão pública nos países”, explicou Ciro.
Durante o Congresso, foram apresentados cerca de 400 trabalhos em 134 painéis, organizados em oito temas:
• Profissionalização da função pública para fortalecer a capacidade de gestão do Estado;
• Inovação e gestão de qualidade como mecanismos de uma administração pública efetiva;
• Descentralização e gestão local no contexto do desenvolvimento nacional;
• Administração pública inclusiva, participativa, não discriminatória;
• Direito público e garantias jurídicas na administração pública;
• Políticas públicas eficazes no contexto de demandas sociais crescentes;
• Governo aberto como promotor de transparência, ética e criação de valor público;
• Perspectivas, desafios e inovações na gestão pública.
O Congresso debateu um dos principais desafios para o Brasil e grande parte dos países da América Latina: o combate à corrupção. “Também foram apontados como desafios: o combate à desigualdade, a diminuição do clientelismo, o aumento da profissionalização e da transparência”, acrescentou Marizaura.
Outras informações:
Os documentos oficiais e apresentações do “18° Congresso Internacional do Clad sobre a Reforma do Estado e Administração Pública” podem ser encontrados no portal oficial do evento.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















