Educação
ENAP sedia abertura de seminário sobre políticas sociais
Evento
Representantes da África do Sul, Botsuana, Brasil Honduras, Iêmen e Peru estão participando do 8º Seminário Internacional “Políticas Sociais para o Desenvolvimento”. Integrantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) da Armênia e do Programa Mundial de Alimentos (PMA) também compareceram ao encontro. As atividades tiveram início terça-feira (19) e serão realizadas até o final da semana.
O Seminário é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). O objetivo é promover o intercâmbio de experiências em gestão de políticas sociais com países que demonstram interesse em conhecer as estratégias brasileiras de promoção da proteção social e de superação da extrema pobreza.
Nesta edição do evento, as políticas brasileiras de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) são o foco principal. A solenidade de abertura do Seminário foi realizada na ENAP. Participaram da mesa inicial: o Presidente da ENAP, Paulo Carvalho, e o Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos.
Em sua saudação, Paulo Carvalho afirmou que o Seminário ressalta a prioridade que Brasil tem dado aos países da cooperação internacional sul-sul: “O encontro tem o objetivo de atender solicitações das nações que manifestaram interesse em conhecer os programas brasileiros de desenvolvimento social”.
O Presidente da ENAP ressaltou, ainda, que a realização de seminários internacionais é uma forma de apoio da Escola à gestão nos ministérios brasileiros: “A atuação da ENAP, ao oferecer metodologia, estrutura e o compartilhamento da experiência em capacitação de agentes públicos, encontra respaldo em sua missão de apoiar a política pública da cooperação internacional brasileira”. E complementou: “O seminário, tal como foi concebido, é uma prática da ENAP, que busca sempre que possível construir o conhecimento de forma coletiva.. Esta experiência tem suscitado o interesse de outras instituições públicas”.
Por sua vez, Arnoldo Campos reconheceu o trabalho realizado pela ENAP e reforçou a importância das cooperações entre países. “Gostamos muito desse espaço de cooperação. Para o Brasil, é uma oportunidade de troca de experiências e aprendizado mútuo com países que possuem semelhanças”, afirmou.
Arnoldo Campos destacou que a trajetória dos últimos 10 anos - aliando desenvolvimento social e crescimento econômico - permitiu, ao Brasil, reduzir a pobreza e aumentar as ofertas de trabalho. De acordo com ele, essa experiência de sucesso serve de exemplo para outros países: “Nós últimos anos, conquistamos avanços importantes que podem, de alguma forma, contribuir para o desenvolvimento de nações que estão buscando a evolução social”.
A programação do Seminário foi composta por palestras e diálogos sobre os seguintes temas:
• A Cooperação Internacional em Desenvolvimento Social
• A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
• Organização Sócio-política do Brasil e o Papel Estratégico do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS): o Sistema de Proteção Social
• Políticas Brasileiras de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e Apoio à Agricultura Familiar
• Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
• Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan)
• Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea)
• Monitoramento das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional
• Programa de Cisternas
• Educação Alimentar e Nutricional
• Programa de Transferência Condicionada de Renda
• Plano Brasil Sem Miséria e Inclusão Produtiva Rural
• Programa Bolsa Família
Os participantes do Seminário também farão visitas de campo para conhecer uma experiência do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Banco de Alimentos do Distrito Federal e uma entidade beneficiada pelos produtos da agricultura familiar.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















