Educação
MEC publica edital referente à Transferência Assistida
Ensino Superior
O Ministério da Educação informou, por meio de sua página na internet, na última quarta-feira (22), que será publicado um edital referente à Política de Transferência Assistida em uma edição extra do Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (23).
A medida está sendo tomada após o descredenciamento das instituições de ensino Universidade Gama Filho e UniverCidade.
A nulidade dos cursos foi informada no início do janeiro e se deu por causa de uma série de problemas administrativos e financeiros que se arrastaram desde o final de 2012.
Regras do Edital
De acordo com a pasta, as instituições de educação superior interessadas em receber estudantes e convocadas por edital, deverão:
- Apresentar ato autorizativo válido;
- Comprovar conceito satisfatório;
- Não estar sob supervisão;
- Demonstrar capacidade de autofinanciamento;
- Firmar declaração de não cobrança de taxas de adesão, pré-mensalidade ou qualquer outra taxa de transferência ao novo aluno;
- Garantir a recepção dos estudantes contemplados por programas federais de acesso à educação superior, em especial o Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Transferência Assistida
O objetivo da política de transferência assistida é garantir o aproveitamento dos estudos realizados e a permanência do aluno em programas federais de acesso à educação superior.
A iniciativa também busca garantir condições satisfatórias de qualidade da oferta, economicamente compatíveis, aos estudantes em situação de transferência acadêmica.
A adesão ao processo é facultativa ao estudante, que pode optar pelo processo regular de transferência. Mesmo por meio da política de transferência assistida, o estudante terá de participar de processo seletivo específico da nova instituição para ingressar no curso.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















