Educação
Instituições podem aderir ao ProUni a partir desta quinta (24)
Ensino Superior
Instituições de ensino superior já podem aderir ao Programa Universidade para Todos (Prouni). O Ministério da Educação (MEC) abre, a partir desta quinta-feira (24), o termo de adesão das instituições interessadas em participar do Programa. O período de adesão vai até o dia 14 de maio, exclusivamente por meio do Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni), disponível na internet. Portaria foi divulgada no Diário Oficial da União desta quinta (24).
Segundo a publicação, as instituições devem informar o tipo de bolsas de estudo que pretendem oferecer aos estudantes - integral ou parcial de 50% e 25%, ou adicionais.
A bolsa de estudo integral será concedida a brasileiros não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até um salário-mínimo e meio.
Já as bolsas de estudo parciais de 50% ou de 25% serão concedidas a brasileiros não-portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até três salários-mínimos.
ProUni
Criado pelo governo federal em 2004, o Prouni já atendeu mais de um milhão de estudantes, sendo mais da metade deles com bolsa de estudos integral. É uma oportunidades aos estudantes brasileiros de baixa renda de terem acesso ao ensino superior, mesmo sendo em instituições particulares. Podem fazer a inscrição os alunos que cursaram o ensino médio na rede pública de ensino, ou na rede particular,na condição de bolsistas integrais.
O Programa faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e deve contribuir entre o período de 2011 a 2020 para que, pelo menos, 33% dos jovens de 18 a 24 anos tenham acesso ao ensino superior.
Fonte:
Portal Brail, com informações da Imprensa Nacional e do Portal do Planalto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















