Educação
Seminário discute relação entre competências e mercado de trabalho
Pesquisas educacionais
O seminário "Pisa e Piaac: Melhores Competências, Melhores Emprego", segue até terça-feira (29), no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília (DF). O evento discute as diretrizes do Programa para Avaliação Internacional de Competências de Adultos (Piaac).
O ministro da Educação, Henrique Paim, abriu o seminário na manhã desta segunda-feira (28), Dia Internacional da Educação. Ele destacou a importância da avaliação educacional na elaboração de políticas públicas. "A avaliação é o começo", disse Paim. "A gestão não obtém resultados se não tivermos uma medição que nos permita desenvolver políticas públicas efetivas, eficazes e eficientes", relatou.
De acordo com o ministro, essa medição também é indutora para que o país possa melhorar a qualidade da educação. "Estamos trabalhando nessa direção, cada vez mais ampliando a avaliação no Brasil", complementou.
A presença do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) também foi destacada pelo ministro, que lembrou a importância do resultado dessa participação para o sistema de avaliação brasileiro. "Podemos dizer hoje que temos um sistema de avaliação bastante robusto e consistente", afirmou. "Sem dúvida, é um sistema bastante respeitado, e isso se deve à parceria que temos com a OCDE [Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico]."
O presidente do Inep, Chico Soares, destacou o papel da avaliação para verificar se o direito à aprendizagem é concretizado. "Depois de uma trajetória regular, gostaríamos que as crianças saíssem da escola aprendendo" disse. "Então, vamos conferir, a partir de testes de aprendizagem, se esse direito de aprender foi verificado", completou.
O encontro conta com a presença de representantes dos ministérios da Educação de dez países da América Latina e também da Espanha.
O que é o Pisa?
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) é um projeto comparativo de avaliação, desenvolvido pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), destinado à avaliação de estudantes de quinze anos de idade, fase em que, na maioria dos países, os jovens terminaram ou estão terminando a escolaridade mínima obrigatória.
Um traço característico do Programa é sua vocação integradora, já que se baseia na colaboração dos países participantes e é dirigido de maneira conjunta a partir de interesses comuns.
As avaliações do Pisa abrangem os domínios de Leitura, Matemática e Ciências, numa apreciação ampla dos conhecimentos, habilidades e competências inseridos em diversos contextos sociais, sendo aplicada a cada três anos.
Qual o papel do Piaac?
O Programa para Avaliação Internacional de Competências de Adultos (Piaac) é o inquérito internacional de maior envergadura e abrangência jamais realizado em matéria de competências de adultos.
Voltado para assistir aos governos na avaliação, monitoramento e análise das competências, o Programa permite aos gestores identificar o desenvolvimento de aspectos fundamentais do capital humano nos respectivos países e tomar decisões em termos de políticas públicas.
O Piaac também presta assessoria aos governos na compreensão do processo que leva os sistemas de educação e formação a alimentarem essas competências. Este inquérito abre novos caminhos através:
- Da expansão do leque de competências avaliadas por inquéritos anteriores;
- Da introdução de uma medida de informação fornecida pela própria parte interessada com vista à compreensão de como as competências são utilizadas no contexto do trabalho;
- Do uso de computadores para a gestão de uma avaliação internacional.
Além disso, o Piaac oferece um quadro preciso das competências fundamentais do processamento de informação entre adultos com níveis altos e baixos de capacitação.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















