Educação
AGU determina reintegração de posse na Federal do Espírito Santo
Decisão judicial
A Advocacia-Geral da União (AGU) determinou a reintegração de posse de todas as dependências dos prédios da Universidade Federal no Espírito Santo (Ufes). O restaurante universitário e a biblioteca central do campus Goiabeiras, em Vitória (ES), estavam ocupados e bloqueados por servidores grevistas.
A AGU, por meio da Procuradoria Regional Federal da 2ª Região (PRF2) e da Procuradoria Federal junto à Universidade (PF/UFES), acionou a Justiça esclarecendo que o bloqueio aos prédios foi abusivo por parte do Sindicato dos Trabalhadores das UFES (Sintufes), embora direito à greve seja legítimo e assegurado pela Constituição Federal.
De acordo com as procuradorias, a instituição federal tentou acordo com os grevistas, mas não obteve sucesso para manter a biblioteca funcionando em alguns dias da semana, nem o restaurante universitário, que além de funcionar diariamente atende muitos estudantes de baixa renda.
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) aceitou o pedido de liminar da AGU e acrescentou que o bloqueio do acesso aos setores impedia a realização de atividades acadêmicas e poderia causar prejuízo irreparável ao serviço universitário.
Fonte:
Portal Brasil com informações da Advocacia-Geral da União
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















