Educação
Autorização para novos cursos cria 800 vagas em engenharia
Educação superior
Sete universidades federais brasileiras foram autorizadas a abrir 1.020 novas vagas. Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), são 800 vagas em engenharia e outras 220 em cursos diversos, como ciências biológicas, teoria ocupacional, letras e química.
Os novos cursos serão oferecidos em faculdades localizadas em municípios do interior de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, São Paulo, Pernambuco, Sergipe, Paraíba e Piauí.
Na última terça-feira (13), também foram autorizadas a abertura de 420 vagas de bacharelado em medicina, também no interior do Brasil. A portaria Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) foi publicada no Diário Oficial da União. Os estados contemplados foram Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia.
A autorização de vagas em medicina integram Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, no âmbito do Programa Mais Médicos. O programa prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017 com foco na melhor distribuição da oferta de profissionais no País, e nas regiões onde há necessidade de ampliar a formação de médicos.
O ministro da Educação, Henrique Paim, destacou que medicina e engenharia são áreas estratégicas para o País. Ele lembrou que, no ano passado, o número de ingressantes em engenharia já superou o total de novos alunos de direito, até então o curso mais procurado. “A abertura de vagas na área demonstra a preocupação com o desenvolvimento econômico e tecnológico do País”, afirmou.
Fontes:
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















