Educação
Encontro debate interdisciplinaridade nas universidades
Ensino superior
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), recebe, até 15 de maio, o 3º Encontro Acadêmico Internacional – Interdisciplinaridade nas Universidades Brasileiras – Resultados e Desafios. Com início na manhã desta terça-feira (13), o evento busca propor e estabelecer medidas que possam contribuir com a internacionalização e institucionalização no âmbito das universidades brasileiras, bem como para sua adoção pelos órgãos de fomento no País. Acesse a programação completa neste link.
Na abertura do encontro, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, associou a questão da internacionalização das universidades brasileiras com a interdisciplinaridade. "Estamos em uma fase de planejar o futuro das instituições, buscar a internacionalização. Universidades de classe mundial são centradas em inovação, com número pequeno de alunos em salas de aula, com ênfase no 'fazer' e não apenas no 'formar', além de ter muita autonomia, governabilidade e capacidade de se auto gerir, sem interferências externas. Essas não são características fáceis de ter. Estamos em busca da internacionalização, primeiramente, por meio das parcerias. Com isso, buscamos estimular os cursos a terem uma perspectiva de estarem reconhecidos no exterior."
O presidente da Capes também desenvolvimento que o Brasil já teve na pós-graduação e, atualmente, também na graduação, por meio do Ciência sem Fronteiras. "Estamos tendo avanços consideráveis em pouco tempo. As instituições no exterior estão ávidas por parcerias com o Brasil. Temos então que discutir o modelo pelo qual podemos caminhar para atingir de fato essa internacionalização. E isso abrange a interdisciplinaridade. Muitas universidades estrangeiras, por exemplo, não têm nenhuma divisão por departamentos, como temos por aqui. Temos que aprofundar na interdisciplinaridade para garantir a internacionalização."
Além de agradecer o grande número de inscrições para o evento, o diretor de Avaliação da Capes, Livio Amaral, ressaltou a importância do evento para aprofundar na questão da interdisciplinaridade. "Temos aqui a oportunidade de debater este assunto resgatando tudo o que já foi tratado sobre ele. Quem define a avaliação é a realidade do que acontece nos programas de pós-graduação. Precisamos então debater características da área em seu todo para, cada vez mais, definir critérios, avanços, e modelagens para melhor fazer a avaliação dos cursos nessa área."
>> Saiba mais.
Fonte:
Capes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















