Educação
Enem 2014: Número de inscritos supera os 4,5 milhões
Acesso ao ensino superior
O Ministério da Educação (MEC) apresentou o novo balanço das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): até as 19h desta segunda-feira (19), 4.522.859 candidatos já haviam efetuado as inscrições. Desse total, o número de mulheres contabiliza 2.676.384 inscrições, enquanto os homens somam 1.846.475.
O prazo de inscrições termina às 23h59 de sexta-feira (23). O MEC pede que os candidatos façam a inscrição com antecedência, em horários com menor número de acessos ao sistema — no início da manhã, até as 9h; à tarde, entre 14h e 17h; à noite, após as 21h.
Os procedimentos, passo a passo, para a inscrição estão disponíveis on-line. Antes e durante o período, os candidatos podem acompanhar todo o processo na página do Enem na internet. Para efetuar a inscrição, acesse este link.
Oportunidades
A nota obtida no Enem é critério de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). É também requisito para obtenção do benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participação no programa Ciência sem Fronteiras e em seleções para bolsas de graduação-sanduíche da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Com a nota do Enem, o estudante pode se candidatar ao ingresso em vagas gratuitas de cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos também podem obter a certificação do ensino médio por meio do exame.
Universidades portuguesas
A partir deste ano, estudantes brasileiros terão mais uma opção de acesso ao ensino superior. Duas universidades portuguesas, a Universidade da Beira Interior e a Universidade de Coimbra, aceitarão a nota do exame para o ingresso de estudantes brasileiros em cursos de graduação.
As notas do exame de 2012 e 2013 serão reconhecidas para os cursos que começam no segundo semestre deste ano. Já o peso da redação e de cada prova do Enem varia de acordo com o curso escolhido pelo estudante. O sistema de classificação das universidades portuguesas utiliza a escala de 0 a 200 pontos além da nota do Enem (0 a 1.000 pontos), por isso, a conversão das classificações será feita dividindo a nota do Exame por cinco.
Saiba mais
O Enem de 2014 será realizado em 1.699 municípios. Tanto no sábado, 8 de novembro, quanto no domingo (9), respectivas datas de realização das provas, os portões de acesso serão abertos às 12he fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















