Educação
Enem 2014: Quase 100 mil candidatos já se inscreveram
Acesso ao ensino superior
Até às 12h desta segunda-feira (12), foram registrados quase 100 mil inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Hoje é o primeiro dia para os interessados se inscreverem para realizar o exame. O prazo termina às 23h59 de 23 de maio. Acesse o site do Enem e faça sua inscrição
A nota do Exame é utilizada como critério para acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Além disso, a participação na prova é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar nas vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.
O Enem será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília.

Universidades portuguesas têm o Enem como critério de seleção
Estudantes brasileiros terão mais opção de acesso ao ensino superior, por meio de mais duas universidades portuguesas. No último mês, a Universidade da Beira Interior, em Covilhã, e a Universidade de Coimbra, em Portugal, anunciaram que irão aceitar a nota do Enem para o ingresso de estudantes brasileiros em cursos de graduação.
Na Universidade da Beira Interior, as notas do exame de 2012 e 2013 serão reconhecidas para os cursos que começam no segundo semestre deste ano. O peso da redação e de cada prova do Enem varia de acordo com o curso escolhido pelo estudante. No site, a universidade explica que a classificação portuguesa utiliza escala de 0 a 200 pontos e a do Enem, de 0 a 1.000 pontos, por isso, a conversão das classificações será feita dividindo a nota do Exame por cinco.
A Universidade de Coimbra aceitará os resultados do Enem de 2011, 2012 e 2013 e dispensará os brasileiros dos exames portugueses, que, até o mês passado, eram obrigatórios pela legislação do país. As notas no exame terão pesos diferentes de acordo com o curso ao qual o estudante pretende ingressar. No site da instituição, está uma tabela com os pesos das pontuações.
A Universidade de Coimbra é a instituição portuguesa de ensino superior mais antiga. No ano passado, foi incluída na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Cerca de 23 mil estudantes estão matriculados na instituição. Desses, mais de 2 mil são brasileiros.
Fontes:
Inep
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















