Educação
Formandos do Pronatec recebem certificados em Santarém (PA)
Capacitação profissional
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Brasil Sem Miséria, entregou nesta quinta-feira (28) os certificados de qualificação profissional a 600 alunos de Santarém (PA). O município lidera o ranking de matrículas no Pará do programa. Desde 2011, são 3,4 mil em 75 cursos. Em todo o estado, foram 19,8 mil matrículas em 185 tipos de curso.
Maria de Fátima Arruda Gomes, de 26 anos, é uma das formandas que terminou em março o curso de recursos humanos pelo Pronatec, no Sest Senat. “O curso me ajudou a ter mais conhecimento, a assimilar mais as questões salariais e direitos trabalhistas”, afirmou.
Assim como Maria de Fátima, a população de baixa renda de Santarém demonstra disposição para se qualificar e melhorar sua inserção no mundo do trabalho. Os cursos mais procurados são auxiliar administrativo, operador de computador e mecânico de motocicletas. Destaca-se a boa procura por qualificações ligadas ao setor da construção civil, como operador de escavadeiras e carregadeiras.
Acesso à qualificação profissional
O Pronatec Brasil Sem Miséria integra uma série de políticas públicas do governo federal para promover o acesso das pessoas mais pobres, especialmente os beneficiários do Programa Bolsa Família, à qualificação profissional e ao mercado. Em todo o Brasil, já são quase 1,2 milhão de matrículas, em 570 cursos oferecidos.
No programa, os cursos de qualificação profissional são gratuitos e voltados para o público de baixa renda. Pagos pelo governo federal, são ministrados por estabelecimentos de qualidade reconhecida pelo mercado, como os Institutos Federais e as instituições do Sistema S (Senai, Senac, Senat e Senar).
Para participar do Pronatec Brasil Sem Miséria, é preciso ter no mínimo 16 anos e estar cadastrado ou em processo de inclusão no Cadastro Único para programas sociais do governo federal. As matrículas podem ser feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério do Desenvolvimento Social
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















