Educação
Teleaula utiliza recursos eletrônicos para estimular a aprendizagem
Tecnologias em educação
A professora Irene Maria de Medeiros adepta das teleaulas, na escola estadual Capitão-Mor Galvão, em Currais Novos, no Rio Grande do Norte, é orientadora do ambiente da telessala, que considera importante e capaz de ampliar as possibilidades de aprendizagem.
Segundo a educadora, que também é pedagoga e pós-graduada em tecnologias em educação, “a telessala, aliada ao projeto TV Escola-Multidisciplinar, pode ser, cada vez mais, um ponto de partida e de chegada. Defendo esse espaço como um ambiente estimulador, pois adota as mídias de forma construtiva”, afirma.
Na metodologia de telessala são combinados diversos recursos didáticos para favorecer a aprendizagem. O grupo de estudantes é conduzido por um orientador, responsável pela organização do ambiente e pelo desenvolvimento da aula.
Durante as aulas é montado um ambiente de aprendizagem, de investigação, pesquisa, construção e criatividade, com o apoio de equipamentos eletrônicos.
Projeto
A professora também venceu a sétima edição do Prêmio Professores do Brasil em 2013, na subcategoria Educação Digital Articulada ao Desenvolvimento do Currículo, 'O Prazer de Educar na Arte do Fazer Cinema' que utiliza o telefone celular como ferramenta de ensino.
Como o propósito da professora era orientar os alunos sobre a linguagem do cinema, ela aproveitou o que eles tinham em mente para, a partir daí, orientá-los na criação do roteiro. O filme, A Revolta de Lampião, tem cenas de ação, romance e um toque de humor.
Para mais informações acesse o Jornal do Professor e o blogue da professora Irene Medeiros.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















