Educação
Alunos do Programa Mais Educação assistem jogo da Copa 2014
Mundial
Alunos da Escola Estadual Ferreira Itajubá, em Natal (RN), contemplados com ingressos para a Copa do Mundo Fifa 2014 tiveram a oportunidade de assistir ao Mundial nesta quinta-feira (19), na Arena das Dunas, na partida entre Japão e Grécia.
Dentre os 50 alunos selecionados, a estudante Thamires Monteiro esteve entre os 39.485 presentes no estádio e falou com emoção sobre como foi estar presente na partida do país que tanto admira. “Eu não tinha imaginado como seria, mas está bem tenso o jogo. A entrada foi tranquila, viemos a pé desde a minha casa e foi ótimo. ”, disse a aluna.
Sua mãe, Iris, a acompanhou no jogo e também demonstrou satisfação. “Estou muito feliz por ela, porque ela queria muito participar dessa partida. Está tudo bem organizado, a estrutura é muito boa e conseguimos chegar na nossa cadeira sem qualquer dificuldade. Ela vai levar essas lembranças para o resto da vida, já que tanto gosta do Japão”, disse Iris.
Também aluno da Ferreira Itajubá, Mayke Jhonne foi outro contemplado. Para ele, tudo estava saindo perfeito, a não ser a falta do grito de gol da seleção japonesa, por quem estava torcendo. “É a primeira vez que assisto a um jogo aqui e estou gostando muito. Hoje sou Japão, e faltou só o gol”, conta Mayke.
O pai do aluno, Eduardo Câmara, também aprovou a experiência e falou que dificilmente viverá algo semelhante. “Nunca esperava uma oportunidade como essa. É muito difícil isso acontecer e também é minha primeira vez na Arena das Dunas”.
Mais Educação
Estudantes que dificilmente teriam condições de assistir a uma partida do Mundial conquistaram o direito de ocupar assentos nas arquibancadas ao lado de um responsável. As escolas estão localizadas nas cidades-sede e integram o Programa Mais Educação.
A Copa do Mundo tem um significado especial para 901 escolas públicas contempladas no sorteio de 48 mil ingressos doados pela Fifa para programas sociais brasileiros.
O Mais Educação tem por conceito aumentar a jornada dos alunos nas escolas públicas em até sete horas diárias, articulando disciplinas curriculares com diferentes campos de conhecimento e práticas socioculturais.
Além disso, o programa garante aos estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental a participação em atividades orientadas no contraturno, além de reforço escolar.
A diversificação de atividades inclui esporte e cultura. As instituições de ensino integrantes do programa oferecem orientação de estudos e leitura, com acompanhamento pedagógico, obrigatória para todas as escolas.
Em 2013, 49 mil escolas participaram do Mais Educação, sendo que quase 32 mil possuíam maioria de alunos beneficiários do Bolsa Família.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério do Esporte e Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















