Educação
Censo escolar fornece mapeamento estratégico na educação básica
Pesquisas educacionais
Para a dirigente municipal de educação de Macaé (RJ), Lúcia Maria Silva Tomas, o Censo Escolar da Educação Básica é estratégico para o planejamento e gestão da rede de ensino. "O Censo fornece ao município os dados para todo o planejamento futuro, para sabermos realmente como está o nosso município e assim tomar decisões sobre o que fazer para melhorar", afirma.
Ela lembra ainda que, logo no primeiro dia de coleta de dados, na quarta-feira (28), a Secretaria Municipal de Educação trabalhava na mobilização para preenchimento dos dados do censo. "A secretaria está toda envolvida na conscientização dos diretores das escolas para o preenchimento dos dados", conta.
A opinião da secretária, que participou do 6° Fórum Nacional Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), realizado em Florianópolis (sc), entre 27 e 30/5, é compartilhada por outros gestores municipais de diversos estados e regiões do país.
A secretária municipal de Educação de Bonito de Santa Fé, na Paraíba, Eliana Araruna, afirma que o Censo é uma ferramenta indispensável para qualquer gestor municipal. "A partir das informações que temos com a coleta dos dados é possível saber o que acontece na rede, para planejar e traçar metas de políticas públicas voltadas para o estudante de forma mais eficaz", diz.
A presidenta da Undime, Cleuza Repulho, destaca a importância do envio dos dados atualizados das redes de ensino. "A Undime tem feito um trabalho de conscientização dos gestores sobre a importância de se responder o censo e mais do que isso: a responsabilidade dos diretores das escolas e dos gestores em transmitir estes dados porque eles refletirão no financiamento", afirma.
Prazo para coleta
O envio dos dados do Censo Escolar 2014 poderá ser feito até 15 de agosto, por meio do acesso ao sistema Educacenso. Após a primeira fase de coleta, o sistema será reaberto, para validação das informações, 30 dias após a publicação preliminar no Diário Oficial da União (DOU), prevista para agosto. Os dados finais, após correções e verificações, serão publicados no dia 23 de dezembro.
As informações servem como referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas que preveem transferência de recursos, como merenda e transporte escolares, distribuição de livros didáticos e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Fonte:
Portal Brasil com informações do Inep
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















