Educação
Encceja: Exame no exterior será realizado entre 7 e 8 de junho
Certificação de competências
O Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) no exterior será aplicado entre os dias 7 e 8 de junho nas cidades de Bruxelas (Bélgica), Boston e San Francisco (Estados Unidos), Lisboa (Portugal) e Caiena (Guiana Francesa). Os resultados garantem a certificação de conclusão do ensino fundamental e médio para brasileiros que moram no exterior. Confira os locais de prova.
Os candidatos devem comparecer aos locais de exame uma hora antes do horário de início das provas. É necessário levar caneta esferográfica de tinta preta, com material transparente, e apresentar passaporte original, com validade vigente. Acesse as normas do Encceja 2014 no exterior.
As provas para o ensino fundamental, neste sábado ( 7) começarão às 8 horas e irão até às 12, pelo horário de cada cidade, para as áreas de história, geografia e ciências naturais. Das 14 às 19 horas, também pelo horário cada cidade, para as provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação e matemática.
No domingo (8) das 8 às 12 horas horário local, serão aplicadas as provas do ensino médio de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Das 14 às 19 horas locais, as de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Sobre o programa
O Encceja constitui-se em um exame para medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, nos movimentos sociais, organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.
A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.
No Brasil, com a instituição do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2009 o Encceja Nacional passou a ser realizado visando à certificação apenas do ensino fundamental, pois a certificação do ensino médio passou a ser realizada com os resultados do Enem.
No Brasil e no exterior, o Exame pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental para quem tem no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Inep
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















