Educação
Pronatec: Conheça os cursos técnicos do eixo 'Ambiente e Saúde'
Ensino técnico
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece 220 opções de cursos técnicos divididos em 13 eixos tecnológicos que se enquadram em diferentes perfis para atender aos diferentes interesses dos estudantes do País.
O eixo ‘Ambiente, Saúde e Segurança’ é voltado para estudantes que têm afinidades com as tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação.
Neste eixo de capacitação, estudantes entram em contato com disciplinas que abordam a preservação dos seres vivos e dos recursos ambientais, programas de educação ambiental, controle e avaliação de risco e segurança de pessoas e comunidades.
Participantes ainda têm a capacidade de desenvolver e propor soluções tecnológicas para essas ações, bem como propor a avaliação e controle de segurança e dos recursos naturais. São características comuns ao eixo, pesquisa e inovação tecnológica, constante atualização e capacitação em ciências da vida, nas tecnologias físicas e nos processos gerenciais.
Vale ressaltar que cada capacitação oferecida pelo programa segue as regras estabelecidas no catálogo nacional de cursos técnicos. Dessa forma, cada nomenclatura, carga horária e perfil descritivo são padronizados, a fim de qualificar a oferta de cursos e possibilitar ao estudante uma maior aceitação no mercado de trabalho.
Ao todo, são 29 cursos técnicos na área, nos quais os alunos terão contato com disciplinas que abordam ética, biossegurança, processos de trabalho em saúde, primeiros socorros, políticas públicas ambientais e de saúde, além da capacidade de compor equipes, com iniciativa, criatividade e sociabilidade, que caracterizam a organização curricular destes cursos.
Confira abaixo informações detalhadas sobre alguns cursos contemplados no eixo 'Ambiente, Saúde e Segurança:
Técnico em enfermagem
Ao optar por este curso, o estudante irá atuar na recuperação e prevenção de doenças, além de colaborar com o atendimento de pacientes e comunidades, em todas as faixas etárias. O profissional também irá realizar curativos, administração de medicamentos e vacinas, verificação de sinais vitais, entre outros. O curso tem duração de 1.200 horas/aula.
Em relação à grade curricular, o estudante terá contato com disciplinas que abordam as políticas de saúde, fundamentos da enfermagem, anatomia, processos de saúde, entre outros. Já as possibilidades de trabalho, os estudantes poderão atuar em hospitais, clínicas, postos de saúde, empresas e domicílios.
Técnico em Meio Ambiente
Curso de duração de 800 horas/aula, os estudantes irão coletar, armazenar e interpretar informações, dados e documentações ambientais. Além disso, quem se forma nesse curso atua na organização de programas de educação ambiental, conservação e preservação de recursos naturais.
Dentre as disciplinas obrigatórias, o estudante irá deparar com matérias sobre ecossistemas, saúde coletiva, impactos ambientais, processos produtivos, ecossistemas, gestão e educação ambiental, poluição ambiental e desenvolvimento e tecnologia sustentáveis.
Profissionais formados poderão atuar em instituições públicas e privadas e do terceiro setor, estações de tratamento de resíduos e unidades de conservação ambiental.
Técnico em vigilância em saúde
Profissionais nessa área trabalham em instituições de saúde, agências de vigilância e setor público, desempenhando ações de inspeção e fiscalização sanitárias. Além disso, investigam, monitoram e avaliam riscos e os determinantes dos agravos e danos à saúde e ao meio ambiente, entre outros.
Entre os temas abordados durante o curso, estão políticas da saúde, epidemiologia, biossegurança, demografia, bioestatística, sistema de informação em saúde, legislação, ética e bioética.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Pronatec
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















