Educação
Pronatec: Conheça os cursos técnicos em 'Desenvolvimento Educacional e Social'
Ensino técnico
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece aos brasileiros 220 opções de cursos técnicos distribuídos em 13 eixos tecnológicos, entre eles a área de ‘Desenvolvimento Educacional e Social’. O eixo compreende atividades relacionadas ao planejamento pedagógico, social e administrativo da rede de ensino pública e privada;
Após concluir a capacitação, os profissionais formados terão conhecimento específico para o desenvolvimento de atividades que vão além do espaço escolar e buscam integrar indivíduos na sociedade, contribuindo na melhoria da qualidade de vida local. Os trabalhos de desenvolvimento social ganham espaço em bibliotecas, hortas, brinquedotecas, oficinas, laboratórios, entre outros.
A organização curricular dos 10 cursos oferecidos na área contempla estudos de ética, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, raciocínio lógico, além da capacidade de trabalhar em equipes, com iniciativa, criatividade e sociabilidade.
Vale ressaltar que cada capacitação oferecida pelo programa segue as regras estabelecidas no catálogo nacional de cursos técnicos. Dessa forma, cada nomenclatura, carga horária e perfil descritivo são padronizados, a fim de qualificar a oferta de cursos e possibilitar ao estudante maior aceitação no mercado de trabalho.
Confira abaixo informações detalhadas sobre alguns cursos contemplados no eixo ‘Desenvolvimento Educacional e Social’:
Técnico em alimentação escolar
A função principal desse técnico é atuar como educador alimentar na escola e preparar a alimentação dos estudantes, conforme o cardápio e orientações definidas por nutricionista. Além disso, organiza e cuida do armazenamento de alimentos e insumos necessários para o preparo da alimentação escolar. É sua função também higienizar os alimentos para o seu posterior preparo e controlar o fornecimento das refeições.
Os temas abordados na formação contemplam disciplinas como: assuntos ligados a alimentação escolar, educador alimentar, cozinhas e cantinas; alimentação e educação; nutrição; alimentação saudável; papel social da escola, relação escola-sociedade; planejamento e legislação escolar, entre outros.
Profissionais poderão trabalhar em escolas públicas e privadas, centros de formação profissional, centros de capacitação de pessoal e órgãos de sistemas e redes de ensino. O curso tem duração de 1.200 horas/aula.
Técnico em biblioteca
Profissionais do ramo atuam na disseminação de informação em sistemas virtuais e físicos (livros, artigos, monografias, etc). Além disso, auxiliam nas questões ligadas ao setor administrativo da biblioteca, seja atendendo usuários, ou fornecendo suporte na manutenção de banco de dados. Colabora, ainda, na conservação de documentos e equipamentos.
A grade curricular do curso atende disciplinas como: bibliotecas e centros de documentação, gerenciamento de bibliotecas, manutenção e conservação preventiva do acervo, organização do espaço físico e do acervo, atendimento aos usuários no ambiente físico e virtual, entre outros.
Os locais de atuação deste técnico contemplam espaços que vão desde bibliotecas, centro de documentação e empresas administradoras de conteúdo para internet. O curso tem duração de 800 horas/aula.
Técnico em produção de materiais didáticos bilíngue em libras/língua portuguesa
No curso, profissionais são capacitados para produzir materiais didáticos bilíngue (libras/português). Além disso, assessora a equipe de trabalho para desenvolver materiais educacionais voltados para pessoas surdas. Analisa recursos pedagógicos e os adequa para atender as necessidades do público-alvo.
Com duração de 800 horas/aula, o estudante terá contato com disciplinas como a língua brasileira de sinais, construção de materiais pedagógicos, cultura e identidade da pessoa surda, escrita da língua de sinais e expressão corporal.
Formados, os profissionais poderão trabalhar em escolas, creches, órgãos de administração pública na área de educação e instituições não governamentais e privadas.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Pronatec
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















