Educação
Mestrado profissional em artes atraiu mais de 1,5 mil professores
Pós-graduação
O primeiro curso de mestrado profissional em artes (ProfArtes) recebeu mais de 1,5 mil professores licenciados em artes cênicas, artes visuais e música, que concorrem a 161 vagas.
Um conjunto de 11 instituições de educação superior públicas, federais e estaduais fazem parte desta edição do projeto, com destaque para a região Nordeste, que abre 64 vagas. A cinco regiões do País estão contempladas.
O coordenador do da iniciativa, André Carreira, professor do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), explica que a grande procura dos educadores mostra o quanto eles pretendem aprimorar os conhecimentos. A proposta da pós-graduação, segundo o coordenador é instalar entre os docentes a prática da pesquisa e da renovação constante. “O professor que pesquisa dá melhores aulas”, avalia.
Sobre o mestrado
O mestrado profissional em artes é um curso semi-presencial, oferecido por instituições que aderiram ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O concluinte recebe o título de mestre em artes.
O candidato deve ser educador, com graduação em artes cênicas, artes visuais ou música, estar no exercício da profissão e lecionar a disciplina objeto do mestrado em rede pública de educação básica ou instituição cultural.
O curso tem 420 horas, ministradas durante dois anos. São cinco disciplinas obrigatórias, duas optativas e um trabalho de conclusão sobre prática de ensino a ser desenvolvido na escola onde o professor trabalha.
Seleção
O processo seletivo compreende duas provas, ambas classificatórias e eliminatórias. A prova escrita foi realizada no dia 7 de junho. Os aprovados farão exame de arguição no período de 21 a 25 próximo, na instituição de educação superior na qual pretendem fazer o curso. O resultado final será divulgado no dia 30. As aulas começam em agosto.
Fonte:
Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















