Educação
Programa internacional de pesquisas marinhas abre inscrições
Apoio à pesquisa
O programa internacional de pesquisas marinhas publicou novo edital direcionado à divulgação de projetos na área de oceanografia. As inscrições para submissão de projetos segue até 5 de setembro e as inscrição nos painéis vão até o dia 22 de agosto.
Objetivo é promover também a participação de pesquisadores nos painéis JOIDES Resolution Facility Advisory Panels como representantes do Brasil.
Projetos
Serão aprovados até dez projetos com duração máxima de cinco anos para a execução das atividades. O valor total do financiamento a ser repassado ao projeto é de R$ 1 milhão.
São financiáveis bolsas no país de doutorado e pós-doutorado e bolsas no exterior de doutorado-sanduíche, estágio pós-doutoral e estágio sênior, além de passagens aéreas, diárias para missões de pesquisa e docência, auxílio-instalação para missões de estudo e de pesquisa no exterior e de docência no país para pesquisadores qualificados.
Estão previstos, ainda, auxílio-deslocamento e seguro saúde para os bolsistas no exterior e passagens e diárias para participação em eventos acadêmicos em temas relacionados ao projeto no exterior.
Painéis
Para participação nos painéis, serão aprovadas até seis candidaturas a representantes, sendo dois candidatos por painel. A duração máxima para acompanhamento e participação das atividades dos painéis é de cinco anos.
O valor total do financiamento para cada candidato selecionado aos painéis é de até R$ 175 mil para o financiamento exclusivo de passagens e diárias para participação das atividades do JOIDES Resolution Facility Advisory Panels.
Sobre o programa
O International Ocean Discovery Program é um programa internacional de pesquisas marinhas, hoje apoiado por 26 países, que visa investigar a história e a estrutura da Terra a partir do registro de sedimentos e rochas.
A iniciativa reúne parte significativa da comunidade científica atuante na ciência do mar em águas profundas e tem como objetivo explorar de forma integrada o sistema Terra. Para isto, usa o atual e mais evoluído estado da arte da tecnologia em perfuração oceânica como instrumento para novas descobertas, permitindo a disseminação de dados e amostras a partir de arquivos globais.
Mais informações sobre a seleção envie e-mail para iodp@capes.gov.br.
Fonte:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















