Educação
Educação superior: Inep assina acordo com instituição equatoriana
Política educacional
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) assinou acordo de cooperação técnica com o instituição equatoriana nesta última segunda-feira (4). Objetivo é criar mecanismos que permitam a melhor condução dos processos de avaliação, certificação e garantia da qualidade da educação superior.
O acordo ainda prevê, ainda, a realização pelos dois países de atividades conjuntas de cooperação, intercâmbio e aproveitamento de acadêmicos especialistas.
A duração do acordo será de três anos. A delegação equatoriana ficará no Brasil até a próxima quarta-feira (6). Com o plano de trabalho pronto, resta definir as datas das futuras missões, tanto para os técnicos do Inep, que irão ao Equador, quanto para os técnicos equatorianos que virão ao Brasil.
O documento foi assinado pelo Inep, Chico Soares, e pelo presidente do Consejo de Evaluación, Acreditación y Aseguramiento de la Calidad de la Educación Superior (Ceaaces) do Equador, Francisco Cadena.
Cerimônia
Durante a solenidade de assinatura, Chico Soares destacou os programas e as ações que o Brasil desenvolve na educação superior e destacou o papel da avaliação no acompanhamento da qualidade do ensino. "Nossa avaliação cumpre uma função muito importante. Desde que passamos a ter as avaliações, foi possível obter dados sobre a educação e colocá-los à disposição da sociedade", disse.
De acordo com Francisco Cadena, o acordo é fundamental para a instituição equatoriana pelo fato de o Inep ter grande experiência relacionada à educação superior, com a realização de um censo anual. "O Brasil tem um processo mais antigo na avaliação", afirmou. "Queremos copiar seus acertos. Tenho muita esperança, pois estamos assinando coisas concretas."
Fonte:
Inep
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















