Educação
Volume da coleção 'História Geral da África' abordará diáspora africana
Historiografia
Cerca de 20 especialistas de vários países discutem até sexta-feira (29), o conteúdo do nono volume da coleção 'História Geral da África', sobre a diáspora africana. A coleção foi editada em português pela Unesco e financiada pelo Ministério da Educação (MEC), com a coordenação técnica da Universidade de São Carlos (UFSCar), de São Paulo, que sedia o encontro.
O volume tem por objetivo atualizar a coleção, já que os oito volumes anteriores abrangeram os períodos da pré-história até a década de 1980. A nova publicação contemplará as recentes descobertas científicas, teorias, dados e conceitos sobre o passado e o presente da África e de sua diáspora.
A coleção, com quase 10 mil páginas, foi construída ao longo de 30 anos por 350 pesquisadores, coordenados por um comitê científico composto por 39 especialistas, dois terços deles africanos. A obra serviu de subsídio à produção de material didático para as escolas de ensino fundamental e médio brasileiras.
A iniciativa integra uma série de ações do MEC para enriquecer a formação de professores e o currículo dos estudantes, conforme estabelecido pela Lei 10.639/2003 que prevê o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas instituições de educação básica.
Sobre a coleção
Além de apresentar uma visão de dentro do continente, a obra cumpre a função de mostrar à sociedade que a história africana não se resume ao tráfico de escravos e à pobreza.
A coleção surgiu a partir da iniciativa de 350 cientistas coordenados por um comitê formado por 39 especialistas, dois terços deles africanos, que reconstruíram a historiografia africana livre de estereótipos e do olhar estrangeiro.
Estavam completas as quase dez mil páginas dos oito volumes da Coleção História Geral da África, editada em inglês, francês e árabe entres as décadas de 1980 e 1990.
Para disseminá-la entre a população brasileira, a Unesco no Brasil, viabilizou a edição completa em português, considerada até hoje a principal obra de referência sobre o assunto.
O objetivo da iniciativa é preencher uma lacuna na formação brasileira a respeito do legado do continente para a própria identidade nacional. Faça o download gratuito da coleção em português neste link.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















