Educação
Conheça a metodologia de correção utilizada no Enem
Exame Nacional
Em novembro deste mais de 8 milhões de estudantes vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Uma boa média final pode garantir bolsas de estudo em instituições particulares, intercâmbio com instituições em outros países e acesso a cursos técnicos gratuitos. A dica para uma nota mais alta é manter regularidade no desempenho.
A metodologia de correção utilizada no Enem é a Teoria de Resposta ao Item, ou seja, o valor de cada questão vai variar de acordo com o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. A pergunta que tiver um alto número de acertos será considerada fácil e, por isso, valerá menos. Mas se o estudante confirmar uma questão que poucos acertaram, ganhará mais pontos. Assim, dois participantes que fizeram o mesmo número de acertos não vão ter, necessariamente, a mesma média final.
Somente a redação será corrigida de forma diferente. Para esta avaliação dois profissionais atribuem uma nota que vai de zero até 200 em cada uma das cinco competências atribuídas. Vão ser avaliados o domínio da norma padrão da língua portuguesa, a compreensão da proposta da redação e também a seleção e organização das informações. Além disso, a argumentação e uma proposta de solução para os problemas abordados fazem parte dos critérios de correção.
Enem 2014
As provas acontecerão no dia 8 e 9 de novembro. No primeiro dia, será aplicada a prova de ciências humanas e ciências da natureza e suas tecnologias. A prova vai durar 4h30. Já no segundo dia de prova, os alunos responderão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática. A redação também será aplicada no dia 9. O tempo da prova será de 5h30.
O Enem de 2014 será realizado em 1.699 municípios. Nos dois dias de prova, os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília.
Saiba mais
A nota do Enem pode ser usada para participar de vários programas, entre eles o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; o programa de acesso a universidades privadas, que disponibiliza bolsas em instituições particulares; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.
O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para concorrer a bolsas de intercâmbio pelo Programa de mobilidade internacional.
Para saber mais sobre o exame acesse enem.inep.gov.br.
Saiba como é calculada a pontuação no #Enem http://t.co/osuJInwfpB Ouça: http://t.co/nHHS1X5RPe pic.twitter.com/BaldA0NH1Z
— ACS MEC (@MEC_Comunicacao) 30 setembro 2014
Fontes:
Exame Nacional do Ensino Médio
Rede de Comunicadores do Ministério da Educação ![]()
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















