Educação
Edital seleciona projetos para intercâmbio entre Brasil e Suécia
Apoio à pesquisa
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta segunda-feira (29), o edital referente ao programa Capes/STINT, que seleciona projetos conjuntos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento. O objetivo é promover o intercâmbio científico entre instituições de ensino superior do Brasil e da Suécia. As propostas devem ser inscritas até 31 de outubro. Confira o edital completo.
O processo seletivo inclui verificação documental, análise de mérito do projeto, priorização de propostas e análise conjunta binacional. As pesquisas têm previsão de início a partir de março de 2015.
Aos projetos aprovados serão concedidos recursos para missões de trabalho e missões de estudo nas modalidades doutorado-sanduíche, pós-doutorado e de custeio.
Processo de inscrição
As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas pelo coordenador da equipe, mediante preenchimento de formulário de inscrição disponível no site da Capes, bem como demais documentos eletrônicos.
A documentação obrigatória deverá ser incluída, obrigatoriamente, no ato do preenchimento de inscrição na internet, em arquivo eletrônico de formato PDF, com limite de 5 MB por arquivo.
Requisitos
Dentre outros requisitos é preciso que a proposta siga algumas regras descritas no edital, tais como:
- Estar vinculada a um Programa de Pós-Graduação recomendado e reconhecido pela Capes;
- Contemplar, principalmente e obrigatoriamente a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas;
- Ter caráter inovador considerando, inclusive, o desenvolvimento da área no contexto nacional e internacional, explicitando as vantagens advindas da parceria internacional;
- Ser apresentada por coordenador de equipe detentor do título de doutor obtido há, pelo menos, 4 anos.
A iniciativa apoia o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa e fomenta a mobilidade de pesquisadores e de estudantes de doutorado e pós-doutorado em todas as áreas do conhecimento. Os projetos serão aprovados para o período de 2 anos, prorrogáveis por igual período.
A iniciativa seleciona projetos conjuntos de pesquisa. Para tanto, o apoio da Capes é destinado a missões de trabalho para docentes, missões de estudos de doutorado-sanduíche e pós-doutorado, além de recursos de custeio à equipe brasileira.
Fonte:
Fundação Capes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















