Educação
Conselho Nacional de Educação elege novos representantes
Solenidade
O Conselho Nacional de Educação (CNE) elegeu, nesta última terça-feira (7), os 10 novos conselheiros da câmara de educação. Durante a cerimônia no edifício sede do CNE, em Brasília, também foi eleito por unanimidade dos votos, o novo presidente, Gilberto Garcia, para os próximos dois anos.
Presente na solenidade, o ministro da educação, Henrique Paim, ressaltou a importância de dar continuidade ao Plano Nacional de Educação (PNE), e das suas diretrizes, que acompanham a evolução do ensino básico, fundamental, médio, e também profissionalizante e o ensino superior.
"O PNE expressa um dos desafios especialmente na educação infantil, mas também no ensino médio. Nós sabemos que no ensino fundamental, há uma situação de avanço principalmente nos anos iniciais", disse o ministro.
Foram reconduzidas ao cargo de conselheiras na Câmara de Educação Básica Malvina Tuttman, Nilma Lino Gomes e Rita Gomes do Nascimento, e tomou posse César Callegari, que já ocupou uma vaga no CNE.
A Câmara de Educação Superior recebe os novos conselheiros Joaquim José Soares Neto, Márcia Ângela da Silva Aguiar, Paulo Barone e Yugo Okida, além de ter a recondução de Arthur Roquete de Macedo e Gilberto Garcia. As posses completam o conselho pleno do colegiado, que tem entre seus objetivos formular e avaliar a política nacional de educação.
Sobre o CNE
O conselho tem por missão a busca democrática de alternativas que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade.
Cabe ao conselho formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino, velar pelo cumprimento da legislação educacional.
Os conselheiros se reúnem sempre na primeira semana de cada mês para promover a participação de várias forças sociais, culturais e econômicas, na construção da educação brasileira.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















