Educação
Edital apoia ações culturais em universidades e institutos
Educação e cultura
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cultura (MinC) lançaram edital para instituições federais de ensino superior e de educação profissional interessadas em apoio do governo na área de cultura. A chamada irá promover planos de desenvolvimento, fortalecimento e inovação da cultura e das artes.
A chamada pretende contribuir para a formação artística, cultural, cidadã e crítica de estudantes que integram a educação superior e a educação profissional e tecnológica. Os recursos serão de, no mínimo, R$ 500 mil e, no máximo, R$ 1,5 milhão.
A iniciativa tem a finalidade de desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no País, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural.
Áreas temáticas
Para orientar a confecção dos planos, os dois ministérios definiram, como eixos temáticos:
- Educação básica;
- Arte, comunicação, cultura das mídias e audiovisual;
- Arte e cultura digitais;
- Produção e difusão das artes e linguagens;
- Economia criativa, empreendedorismo artístico e inovação cultural;
- Arte e cultura: formação, pesquisa, extensão e inovação;
- Memória, museus e patrimônio artístico-cultural.
Os Planos de Cultura formulados pelas instituições deverão articular e promover a interface entre educação, arte e cultura, estabelecendo objetivos, ações e metas que serão desenvolvidos por um período de até dois anos, considerando sua relação com as manifestações, expressões, produções artísticas e culturais e seu território.
Inscrições
Os formulário das propostas serão disponibilizados nos sites do MEC e MinC e deverão ser impressos e enviados até 14 de novembro de 2014, pelo serviço Sedex, para o Ministério da Cultura, no endereço Quadra 09, Lote C, Torre B, 10o andar - Edifício Parque Cidade Corporate, CEP: 70.308-200 – Brasília (DF).
A divulgação prévia dos resultados deve acontecer no dia 31 de março de 2015, e a homologação será divulgado nos sites do MEC e do MinC no dia 4 de maio de 2015.
Os planos inscritos serão avaliados e selecionados por um comitê técnico constituído por representantes das secretarias de Educação Superior (Sesu) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do MEC, e de Políticas Culturais (SPC) do MinC.
Também estarão representados no comitê a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Fonte:
Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional e Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















